A figura a seguir apresenta parte da instalação hidrossanitá...
Tabela 1
Tabela 2
Nessa instalação, supondo que o ramal de descarga do vaso sanitário não pode ser reduzido, os diâmetros das tubulações X e Y são dados, respectivamente, por
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A NBR 8160 (ABNT, 1999), intitulada "Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução", trata-se da norma brasileira que fixa exigências e recomendações para o projeto e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário.
Em seu item 3.48, a NBR 8160 (ABNT, 1999) define a unidade de Hunter de contribuição (UHC) como o “fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário".
A tubulação X recebe contribuição do lavatório (1,0 UHC) e do chuveiro (2,0 UHC). Portanto, ela possui uma contribuição total de 3,0 UHC (1,0 UHC + 2,0 UHC). Pela Tabela 2 da NBR 8160 (ABNT, 1999), o diâmetro mínimo para 3,0 UHC (e consequentemente para a tubulação X) é de 40 mm.
Por sua vez, a tubulação Y está associada com o vaso sanitário. De acordo com a Tabela 3 da NBR 8160 (ABNT, 1999), o diâmetro nominal mínimo para a tubulação de descarga de um vaso sanitário é de 100 mm.
Assim, os diâmetros mínimos das tubulações X e Y são, respectivamente, 40 mm e 100 mm. Logo, a alternativa E está correta.
Gabarito do professor: letra E.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
40mm e 100mm.
A tubulação Y está associada com o vaso sanitário. De acordo com a Tabela 3 da NBR 8160 (ABNT, 1999), o diâmetro nominal mínimo para a tubulação de descarga de um vaso sanitário é de 100 mm.
Gente eu digo e repito, é importante lembrar que, para escoamento de dejetos(escrementos) sólidos humanos, o diâmetro do tubo deve ser sempre de 100 mm. Muitas pessoas acabam dimensionando o encanamento de forma inadequada, pois faz isso muito grosso, tornando-o mais espesso. Portanto, em nossos projetos, nós, engenheiros, precisamos considerar a acessibilidade e a igualdade, promovendo banheiros inclusivos e adequados para todos, sem discriminação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo