Acerca do suporte básico à vida, julgue o item a seguir.Os d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275180 Noções de Primeiros Socorros

Acerca do suporte básico à vida, julgue o item a seguir.



Os desfibriladores semiautomáticos, também conhecidos como DEA, amplamente empregados no cenário pré-hospitalar e hospitalar na tentativa de propiciar a desfibrilação cardíaca precoce, realiza o reconhecimento do ritmo cardíaco e informa se há recomendação para o choque elétrico, porém a decisão da aplicação cabe ao operador.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Afirmação está correta. Os Desfibriladores Externos Semiautomáticos (DESA), também conhecidos como DEA, são dispositivos médicos portáteis utilizados para diagnosticar e tratar arritmias cardíacas potencialmente fatais, como a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso.

Esses dispositivos analisam o ritmo cardíaco do paciente e determinam se um choque elétrico é necessário. Se o DEA determinar que um choque é necessário, ele irá informar o operador. No entanto, ao contrário dos desfibriladores automáticos, os DESA requerem que o operador inicie o choque.

Portanto, embora o DEA possa recomendar um choque, a decisão final de administrar o choque cabe ao operador. Isso permite que o operador verifique se é seguro administrar o choque (por exemplo, garantindo que ninguém esteja em contato físico com o paciente) antes de fazê-lo.

A palavra chave da questão é: semiautomático

O DEA é, por definição, um dispositivo automático que analisa o ritmo cardíaco do paciente e indica se um choque é necessário. No entanto, existem dois tipos principais:

1. Automático: Após identificar a necessidade do choque, o próprio dispositivo o aplica automaticamente, sem intervenção do operador.

2. Semiautomático: O dispositivo analisa o ritmo e indica a necessidade do choque, mas cabe ao operador pressionar o botão para aplicá-lo.

Portanto, chamar de desfibrilador semiautomático é correto quando nos referimos ao modelo que exige essa ação do operador para liberar o choque. Esse é, inclusive, o modelo mais comum em ambientes pré-hospitalares e de acesso público, justamente por ser mais seguro e evitar choques acidentais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo