As opções a seguir apresentam atividades específicas da fis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069174 Engenharia Civil
As opções a seguir apresentam atividades específicas da fiscalização da construção de uma estrutura de concreto armado, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fiscalização de obras trata-se de uma atividade técnica responsável pela verificação, in loco, se os serviços estão sendo executados conforme as exigências, normas e especificações aplicáveis. 

Nesse contexto, o Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União (BRASIL, 2014), em sua seção 3, trata sobre a fiscalização de serviços em concreto armado: 

"3 Estruturas de concreto armado 

A fiscalização deverá realizar, entre outras, as seguintes atividades específicas:

- liberar a execução da concretagem da peça, após conferir as dimensões, alinhamentos, primos, condições de travamento, vedação e limpeza das formas, além do posicionamento e bitolas das armaduras, eletrodutos, passagem de dutos e demais instalações. Tratando-se de uma peça ou componente de uma estrutura de concreto aparente, comprovar que as condições das formas são suficientes para garantir a textura do concreto indicada no projeto de arquitetura; 

- acompanhar a execução da concretagem, observando se são obedecidas as recomendações técnicas sobre o preparo, transporte, lançamento, vibração, cura e desforma do concreto. Especial cuidado deverá ser observado para o caso de peças em concreto aparente, evitando durante a operação de adensamento a ocorrência de falhas que possam comprometer a textura final; 

- controlar, com o auxílio de laboratório, a resistência do concreto utilizado e a qualidade do aço empregado, programando a realização dos ensaios necessários à comprovação das exigências do projeto, catalogando e arquivando todos os relatórios dos resultados dos ensaios; 

- verificar os prumos nos pontos principais da obra, como por exemplo: cantos externos, pilares, poços de elevadores, entre outros;

- observar se as juntas de dilatação obedecem rigorosamente aos detalhes do projeto; 

- solicitar as devidas correções nas faces aparentes das peças, após a desforma."

Visto isso, tem-se que a alternativa B está incorreta, uma vez que o fiscal deve apenas observar se as juntas de dilatação obedecem rigorosamente aos detalhes do projeto. Não é função do fiscal elaborar o projeto do plano de juntas. 

No mais, as alternativas A, C, D e E apresentam procedimentos coerentes com as práticas recomendadas pelo Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União (BRASIL, 2014). 

Gabarito do professor: letra B. 

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Obras Públicas - Recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras e edificações públicas. 4. ed. Brasil, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não é uma atribuição da fiscalização;

► Quem elabora o plano de juntas de concretagem? Responsável Técnico pelo projeto estrutural (autor do projeto)

► Quem exige o preparo das juntas de concretagem? a Fiscalização

Acredito que pela L14133, a assertiva E também estaria errada:

Art. 140. O objeto do contrato será recebido:

§ 4º Salvo disposição em contrário constante do edital ou de ato normativo, os ensaios, os testes e as demais provas para aferição da boa execução do objeto do contrato exigidos por normas técnicas oficiais correrão por conta do contratado.

Quem faz os testes laboratoriais é o contratado e não a APU.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo