É princípio ético da Administração Pública brasileira que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q40297 Direito Administrativo
É princípio ético da Administração Pública brasileira que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra 'e'.Por força da expressa inclusão do princípio da moralidade no caput do art. 37, a ninguém será dado sustentar, em boa razão, sua não incidência vinculante sobre todos os atos da Administração Pública. Ao administrador público brasileiro não bastará cumprir os estritos termos da lei. Tem-se por necessário que seus tos estejam verdadeiramente adequados à moralidade administrativa, ou seja, a padrões éticos de conduta que orientem e balizem sua realização. Se assim não for, inexoravelmente, haverão de ser considerados não apenas como imorais, mas também como inválidos para todos os fins de direito.
Como o enunciado da questão fez alusão a ética na Administração Pública a resposta mais correta será a que fala sobre moralidade administrativa. Para o agente público não basta seguir o outro principio expresso no Art. 37 caput. CF ele deve em seus atos apresentar moral administrativa, tendo em vista que a falta desse principio pode gerar responsabilização do agente de acordo com a lei 2.429/92 que trata sobre improbidade administrativa. Vale ressaltar que imoralidade não é igual a improbidade, haja vista que este é mais amplo que aquele. Segundo a lei 2.429/92 improbidade é a violação de todo e qualquer principio administrativo.
Prezada Nara!A questão pede qual das alternativas é um princípio ético e a ALTERNATIVA C trata da RESPONSABILIDADE CIVIL da admInistração.
Todos estao corretos, mas a única alternativa que trata de um princípio ético (relacionado com a moralidade administrativa) é a alternativa E.
Também fiquei na dúvida entra a 'C' e a 'E', mas realmente, quando se trata de princípio ético, diz respeito à moralidade administrativa.
Erraria se não revisasse a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo