O Planejamento Social é um instrumento essencial no trabalh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448877 Serviço Social
O Planejamento Social é um instrumento essencial no trabalho do Assistente Social que pressupõe a realização de intervenções concretas e efetivas, considerando os condicionantes apresentados em cada caso. Segundo Baptista (2013), tais planejamento pertencem a três categorias – Racional, Político e Técnico-político –, acerca dos quais pode-se afirmar que: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra E: "O Planejamento Racional refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica – sendo que o processo Metódico de Abordagem Racional e Científica supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos."

A explicação objetiva das demais alternativas seria:

A) Esta alternativa está correta ao descrever o processo racional de planejamento, mas não aborda as três categorias mencionadas por Baptista (2013).

B) A dimensão política do planejamento está relacionada às decisões tomadas dentro das relações de poder, reconhecendo as pressões e interesses dos diferentes sujeitos políticos, ao contrário do que afirma a alternativa.

C) O Planejamento Técnico-político não se realiza a partir de um distanciamento, mas sim integra as dimensões técnica e política, considerando a estrutura e as circunstâncias específicas de cada situação.

D) Não há uma categorização de que um tipo de planejamento seja mais adequado para o Serviço Social em relação aos outros. O planejamento deve ser flexível e adaptável às necessidades e contextos específicos de cada situação.

@resumosdoseso

É entender o planejamento como um processo metódico, permanente e político que tem uma abordagem racional e científica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo