A respeito das ferramentas de análise de cenários, do balanc...
A respeito das ferramentas de análise de cenários, do balanced scorecard e das características das organizações formais modernas, julgue o próximo item.
Quando a estrutura organizacional se baseia em critérios de localização, adota-se a departamentalização por estrutura divisional geográfica.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
Quando uma estrutura organizacional se baseia em critérios de localização, ela adota a departamentalização por estrutura divisional geográfica. Essa forma de departamentalização organiza as unidades de acordo com a área geográfica em que operam, permitindo que cada divisão atenda melhor às necessidades específicas de cada região ou localidade, o que pode melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços prestados.
Departamentalização Territorial (Departamentalização Geográfica).
Na departamentalização territorial as atividades são agrupadas de acordo com a localização onde o trabalho será executado ou de acordo com a área em que a organização irá atender.
Nesse tipo de departamentalização, todas as atividades e produtos (similares ou não) que são executado em determinada localização geográfica, devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um único administrador.
Cada divisão ou departamento operam como se fossem uma empresa independente.
Normalmente, é o tipo de departamentalização utilizada por empresas territorialmente dispersas.
Fonte: PDF do Estratégia Concursos.
Certo.
Lembrando que na DIVISIONAL há:
- Região.
- Cliente.
- Produtos ou serviços.
- Processos.
Bons estudos!! ❤️✍
CERTO
Quando a estrutura organizacional se baseia em critérios de localização, adota-se a departamentalização por área geográfica, também conhecida como departamentalização divisional geográfica. Nesse modelo, as atividades são agrupadas de acordo com regiões específicas, permitindo que a organização atenda de forma mais eficaz às necessidades locais e se adapte às particularidades de cada área.
Vantagens da departamentalização por área geográfica:
- Adaptação às necessidades locais: Permite que a organização atenda de forma mais eficaz às demandas específicas de cada região.
- Flexibilidade: Facilita a adaptação a mudanças no mercado ou no ambiente regulatório de diferentes áreas.
- Responsabilidade clara: Cada unidade geográfica pode ser responsabilizada pelos resultados em sua região, facilitando a avaliação de desempenho.
Desvantagens:
- Duplicação de recursos: Pode ocorrer a duplicação de funções e recursos em diferentes regiões, aumentando os custos operacionais.
- Dificuldade de coordenação: A centralização de decisões pode ser mais desafiadora, já que cada unidade pode ter prioridades diferentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo