A atrofia de Sudeck é um distúrbio causado pela maior ativa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é E - errado.
A atrofia de Sudeck, atualmente conhecida como Síndrome de Dor Regional Complexa tipo I (SDRC I), é um distúrbio doloroso e complexo que pode ocorrer após lesões, como fraturas e imobilizações, como no caso da paciente descrita. Esta condição é caracterizada por dor intensa, edema, alterações vasomotoras, distúrbios tróficos e funcionais, como os observados na paciente.
A afirmação de que a atrofia de Sudeck é causada pela maior ativação do sistema nervoso parassimpático está incorreta. Na verdade, a SDRC está mais associada a uma disfunção do sistema nervoso simpático. Este sistema é parte do sistema nervoso autônomo e é responsável pela resposta de "luta ou fuga", que pode levar a uma série de alterações vasomotoras e sensoriais como as apresentadas pela paciente.
Por que a alternativa é considerada errada?
- Sistema Nervoso Simpático: A SDRC está ligada à hiperatividade do sistema nervoso simpático, e não do parassimpático. Essa hiperatividade pode levar ao aumento da dor, alterações na temperatura e cor da pele, além de mudanças tróficas.
- Sintomas da SDRC: Incluem dor contínua, desproporcional ao evento inicial, mudanças na pele (como edema, coloração azulada), sensibilidade exagerada ao toque (alodinia) e rigidez articular, todos correlacionados mais com o sistema simpático.
Portanto, a afirmação de que a atrofia de Sudeck decorre de uma ativação maior do sistema nervoso parassimpático é incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A atrofia de Sudeck é um distúrbio causado pela maior ativação do sistema nervoso simpático.
Pode ser chamada de síndrome da dor regional complexa (SDRC), distrofia simpático-reflexa (DSR), atrofia de Sudeck, distrofia reflexo neurovascular ou algoneurodistrofia, e consiste em uma condição altamente dolorosa e incapacitante, desenvolvida depois de uma lesão traumática de variadas extensões.
As causas desta síndrome ainda não foi muito bem elucidada. Sabe-se que dentre os fatores precipitantes estão lesões e cirurgias, embora existam casos relatados que não apresentam nenhuma lesão identificável. Esta síndrome pode acometer indivíduos de todas as idades, mas, comumente, é diagnosticada após os 40 anos de idade. Embora afete ambos os sexos, apresenta-se na proporção de 3:1 (mulher:homem). Casos notificados em adultos e adolescentes têm aumentado.
As manifestações clínicas apresentadas por esta patologia costumam surgir próximos ao local da lesão, Os sintomas mais frequentes a sensação de dor persistente e intensa; podem estar presentes espasmos musculares; inchaço local, intensa sudorese; alterações na temperatura da pele (que varia de fria a quente) e cor (vermelho intenso a um violeta avermelhado); enfraquecimento dos ossos; sensibilidade ou rigidez articular e/ou restrição de movimentos devido à dor.
Tanto estresse emocional quanto físico pode agravar a dor causada pela SDRC. Muitas vezes movimentar ou tocar no membro acometido gera uma dor insuportável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo