Tomando por base uma leitura global, considere as seguintes ...
Tomando por base uma leitura global, considere as seguintes afirmativas acerca de parágrafos do texto:
I No primeiro parágrafo, insinua-se que, no Brasil, obras públicas são mal planejadas.
II No terceiro parágrafo, apresenta-se o ponto de vista defendido ao longo do texto.
III No quinto parágrafo, desenvolve-se ideia introduzida no quarto parágrafo.
IV No décimo parágrafo, conclui-se a discussão sem que sejam apresentadas informações novas.
Das afirmativas, estão corretas
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab Letra a) I e II
Apesar da COMPERVE ser uma banca relativamente fácil, sempre encontro dificuldade desse tipo de questão, sempre duas questões são muito parecidas. O candidato deve ler e reler muitas vezes antes de marcar.
A letra b) também poderia ser uma resposta. III No quinto parágrafo, desenvolve-se ideia introduzida no quarto parágrafo.
Vejam,
4° Valores para as campanhas? Licitações facilitadas. Mais uma ponte caiu. A obra está cara? O Estado não fiscaliza? Mais uma barragem se rompeu. A empresa aérea sofre uma crise e cortam-se os custos da manutenção? Quem fiscaliza? Mais um avião caiu.
5° Choveu e abriu buraco na estrada? Passe-se aquele cimento mais barato. Assim, quando chover de novo.....
As questões de interpretação de texto da COMPERVE são sempre as mais difíceis da prova.
Tenho dificuldade nessas questões de português da COMPERVE. Uma banca fácil, mas as questões de interpretação me pega sempre.
Questão realmente confusa, mas interpretei a III, como errada. Considerei a parte negritada abaixo como a conclusão do respectivo parágrafo, e não o parágrafo anterior....
§ 4ºValores para as campanhas? Licitações facilitadas. Mais uma ponte caiu. A obra está cara? O Estado não fiscaliza? Mais uma barragem se rompeu. A empresa aérea sofre uma crise e cortam-se os custos da manutenção? Quem fiscaliza? Mais um avião caiu.
§ 5º Choveu e abriu buraco na estrada? Passe-se aquele cimento mais barato. Assim, quando chover de novo, o Estado paga para tapar os buracos, e a empresa ganha sempre. Afinal de contas, para que investir em material duradouro se o Brasil é país tropical em que quase nunca chove forte? O resultado dessa ganância é perverso: acidentes, corpos mutilados e vidas interrompidas por causas que poderiam ter sido evitadas, mas que são naturalizadas como “acidente”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo