A himenologia é ferramenta de grande utilidade na re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483350 Medicina Legal
A himenologia é ferramenta de grande utilidade na realização das perícias envolvendo violência sexual. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia os conhecimentos do candidato em sexologia forense.

A) ERRADO. A integridade da membrana himenal não é confirmação de virgindade, pois alguns hímens (os chamados complacentes) têm grande elasticidade a ponto de permitir a penetração de corpos mais calibrosos sem se romper. Assim, é possível encontrar um hímen íntegro em mulheres que já iniciaram a vida sexual.

B) ERRADO. Esse é o chamado hímen complacente, como discutido acima.

C) ERRADO. O erro está em afirmar que ocorre reconstituição da membrana himenal após a ruptura, o que não ocorre. Quando a ruptura cicatriza, suas bordas ficam recobertas de tecido fibroso cicatricial esbranquiçado, e quando se aproxima as bordas elas se justapõem completamente; no entanto, não há reconstituição, no sentido de produção de novo tecido himenal.

D) ERRADO. Chamamos de hímen complacente aquele que tem grande elasticidade que permite a penetração de corpos mais calibrosos sem se romper. Geralmente, sua complacência é por exiguidade de membrana. Entalhes são características anatômicas congênitas de alguns hímens.

E) CERTO. Carúnculas mirtiformes são retalhos de hímen que foi rompido pelo coito ou pelo parto, que se retraem formando trabéculas.

Gabarito do professor: Alternativa E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conheça os tipos de hímen e suas características

ANULAR

É o mais comum. Tem uma membrana fina, com apenas um orifício no meio, geralmente rompido na primeira relação sexual. Pode ou não causar sangramento

COMPLACENTE

Película grossa e muito elástica, com um orifício no centro.Dificilmente se rompe em relações sexuais e só deixa de existir quando a mulher tem filhos por parto normal

CRIBRIFORME

Poucas mulheres apresentam este tipo de hímen. Em vez de apenas um orifício ao centro, ele tem vários furinhos pelos quais passa o fluxo menstrual

IMPERFURADO

Muito raro. Não há orifícios e as meninas que têm este tipo de hímen precisam fazer uma cirurgia para abrir passagem para o fluxo menstrual e para as relações sexuais. A cirurgia do hímen imperfurado é feita logo após a menarca – primeira menstruação


carúnculas mirtiformes, que são encontradas nas mulheres que já deram a luz, via vaginal: são pequenos brotos ou pontos cicatriciais situados na região do hímen (são sobras de hímen).


a) É só pensar que tem mulher que já nasce sem hímen (agenesia) ou então este pode ser complacente, ou seja, com óstio (buraco do meio) e orla (membrana) grandes; no ato sexual, o pênis passa e não deixa nenhuma rotura (lesões traumáticas). 

b) O hímen que permite a conjunção carnal sem se romper é denominado hímen COMPLACENTE.c) A rotura himenal recente caracteriza-se pela presença de retalhos sangrantes (ok) com hiperemia (vermelhidão, ok), edema, (inchaço, ok) equimose ( o sangue fica infiltrado no tecido formando uma mancha, ok) e exsudato fibrinoso (tipo de inflamação, ok). Após a conclusão do processo natural de cicatrização, ocorre a reepitelização das bordas e a reconstituição ( A membrana himenal não se reconstitui voltando a ser o que era, mas cicatriza, e se aproximar as bordas elas se unem - coaptam).

d) O hímen complacente decorre da presença de entalhes anatômicos em sua borda livre...? Não, nada a ver gente. Complacente é um tipo de hímen já aqui explicado e entalhes, ao contrário deste, são alterações congênitas, ou seja, má formação himenal que já nasce com a mulher, e por isso, não cicatrizam, não sangram (ora não são lesões!) e se aparenta com "bordas de alface"

e) carúnculas mirtiformes são consideradas resquícios de uma membrana himenal. --> Sim, sim, isso quer dizer que houve parto vaginal anterior. --> ESSA É A CORRETA!

Tentando entender o erro da Letra C- Se recentes, ou não cicatrizadas, ou não consolidadas, as roturas podem apresentar retalhos sangrantes, com hiperemia, edema, equimose e exsudato fibrinoso ou fibrinopurulento, no caso de infecção. Rotura recente é, portanto, aquela que ainda não se concluiu o processo reparativo. 

Concluído o processo natural de reparação por cicatrização, as bordas da rotura tornam-se reepitelizadas e com tonalidade rósea inicialmente e esbranquiçadas mais tardiamente, sem os sinais de recentidade. É esse o aspecto geral da rotura cicatrizada ou consolidada. O erro é que NÃO HÁ RECONSTITUIÇÃO DA MEMBRANA HIMENAL.

FONTE- Resumo do livro Hygino de C.Hércules.

Complementando: carúnculas mirtiformes, que são encontradas nas mulheres que já deram a luz, via vaginal OU QUE POSSUEM, DIGAMOS, VIDA SEXUAL ATIVA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo