Relacione os métodos de irrigação apresentados a seguir às ...
1. Irrigação por inundação 2. Irrigação por aspersão 3. Irrigação por faixas
( ) Um dos métodos mais simples e mais usados no mundo, adaptando-se bem à topografia plana e uniforme e a solos com infiltração moderada. ( ) Aplicada a terreno com pouca ou nenhuma declividade transversal, mas com certa declividade longitudinal. A água se movimenta do canal de alimentação para o dreno, ou seja, no sentido da declividade longitudinal. ( ) Um jato d’água é lançado sob pressão adequada, para cima e para o lado, sendo fracionado mecanicamente num emissor, de forma a ser distribuído uniformemente em pequenas gotas sobre uma área circular do terreno.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A irrigação é uma técnica da agricultura que tem o intuito de fornecer, de maneira controlada, água para as plantas em quantidade suficiente e no tempo certo, visando otimizar a produtividade e garantir a sobrevivência da cultura. Os diversos tipos de irrigação costumam ser classificados em superficial, localizado ou por aspersão.
A irrigação superficial, como o próprio nome sugere, caracteriza-se por prover água sobre a superfície do terreno. Por sua vez, a irrigação localizada ocorre quando a água é aplicada diretamente em um uma área próxima das raízes das plantas. Por fim, a irrigação por aspersão é caracterizada pela existência de um aspersor elevado que lança a água no ar, acima da cultura.
Nesse contexto, as irrigações por faixas e por inundação são tipos de irrigações superficiais. Em especial, a irrigação por faixas (também chamada de irrigação por faixas laterais) é caracterizada pela inundação de uma área por meio da condução da água na superfície do solo. As faixas são separadas por elevações denominadas de diques. Nesse caso, devido à inundação e, consequentemente, às elevadas vazões, é preciso tomar cuidado no uso de tal técnica em solos com baixas capacidades de suporte.
Já os sistemas de irrigação por inundação caracterizam-se pelo fato de a água ser aplicada sobre a área plantada e ter sua inundação limitada por diques com o intuito de acumular água na superfície do solo e, como consequência, ir se infiltrando. Como exemplo de cultura que emprega este tipo de irrigação, cita-se o arroz. Ainda nesse âmbito, vale ressaltar que a irrigação por inundação é classificada como permanente, caso a água permaneça acumulada o tempo todo sobre a superfície; ou como temporária, caso a água se acumule em função da saturação das raízes da cultura, não havendo uma lâmina d´água o tempo todo.
Tendo em vista o mecanismo de funcionamento de cada método e correlacionando as colunas, tem-se a seguinte ordem, de cima para baixo: 1 - 3 - 2. Portanto, a alternativa B está correta.
Gabarito do professor: letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1 - 3 - 2
( 1. Irrigação por inundação) Um dos métodos mais simples e mais usados no mundo, adaptando-se bem à topografia plana e uniforme e a solos com infiltração moderada.
( 3. Irrigação por faixas ) Aplicada a terreno com pouca ou nenhuma declividade transversal, mas com certa declividade longitudinal. A água se movimenta do canal de alimentação para o dreno, ou seja, no sentido da declividade longitudinal.
( 2. Irrigação por aspersão ) Um jato d’água é lançado sob pressão adequada, para cima e para o lado, sendo fracionado mecanicamente num emissor, de forma a ser distribuído uniformemente em pequenas gotas sobre uma área circular do terreno.
@engconcurseirokairosouza (segue lá no insta)
Eu sei que está difícil continuar, mas não desista!
Sua vez está próxima!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo