Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto COR...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2389517 Português
Muito além das listras 

    Se você pensa em uma zebra, a primeira coisa que vem à mente, certamente, é a pelagem listrada. Mas essa não é a única curiosidade do mamífero: há outros fatos sobre esse animal que faz parte da família dos equinos e que se divide em três espécies. São elas: a zebra-da-montanha, a zebra-de-grevy e a zebra-da-planície. Esta última espécie é a mais comum, segundo a African Wildlife Foundation (AWF), uma organização que trabalha em todo o continente africano para proteger a vida selvagem. 

   De acordo com o Zoológico de San Diego, nos EUA, as zebras são capazes de correr a velocidades de até 56 quilômetros por hora. Mas não é só isso: elas são capazes de dar uma poderosa patada quando um predador se aproxima delas, e até mesmo causar ferimentos nos predadores. 

    Zebras das planícies e da montanha são animais sociais de rebanho, vivendo em grupos familiares com um macho líder, várias fêmeas e seus filhotes. Durante certas épocas do ano, elas se reúnem para formar grandes rebanhos, mas os grupos familiares ainda permanecem juntos nesses conjuntos maiores. 

    No entanto, as zebras-de-grevy não agem da mesma forma. Elas vivem em rebanhos, mas são animais vagamente sociais, que não possuem sistemas sociais específicos. De acordo com a AWF, "o apego de um garanhão à sua terra e o de uma égua às suas crias são os relacionamentos mais estáveis". 

    Ainda, cada zebra tem um padrão único de listras. Assim como as impressões digitais humanas, não ____ duas iguais. Também ____ diferenças entre as espécies. O artigo “Listras de Zebras”, publicado na revista científica Current Biology, indica que as listras são largas nas zebras das planícies e das montanhas, principalmente na parte traseira do corpo. Já na zebra-de-grevy, as marcações são mais finas em todas as partes.  

    Ao longo dos anos, surgiram várias hipóteses sobre ____ função das listras nas zebras. Algumas das hipóteses foram descartadas por falta de dados ou por serem rejeitadas por evidências. No entanto, uma das teorias mais aceitas atualmente é que as listras da zebra podem ser uma adaptação antiparasitária, ou seja, serviriam para espantar moscas e mutucas. 


(Fonte: National Geographic — adaptado.)
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE: 
Alternativas