A figura abaixo mostra o trecho inicial de um gráfico de so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069198 Engenharia Civil
A figura abaixo mostra o trecho inicial de um gráfico de sondagem SPT, no qual o eixo vertical identifica a profundidade da sondagem.
51_.png (311×340) 
Fonte: https://www.administracao.go.gov.br/files/proliquidacao/metago/SondagemPercurssiva.pdf
Os índices de resistência inicial e final de penetração SPT neste ensaio para a profundidade de 3,0m valem, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. O mesmo é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondente aos gases no solo.

 

O ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água.

 

Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente. O ensaio SPT é regulado pela NBR 6484 (ABNT, 2020).

 

Nesse contexto, o índice de resistência inicial (NSPT,inicial) é igual a soma do número de golpes das duas primeiras camadas, isto é, para a penetração dos primeiros 30 cm. No problema em questão, foram necessários 7 golpes na primeira camada e 7 golpes na segunda, resultando um NSPT,inicial igual a 14.

 

Já o índice de resistência final (NSPT,final) é igual a soma do número de golpes para a penetração da segunda e da terceira camada, ou seja, dos 30 cm finais. No SPT do problema, foram necessários 7 golpes para a penetração da primeira camada e mais 5 para a terceira e última camada. Com isso, resulta um NSPT,final igual a 12.

 

Portanto, os índices de resistência inicial e final de penetração SPT neste ensaio para a profundidade de 3,0 m valem, respectivamente, 14 e 12. Assim, a alternativa E está correta.

 

Gabarito do professor: letra E.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo — Sondagem de simples reconhecimento com SPT — Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEtra E - a linha pontilhada é a final, já a linha normal é a inicial

Concurseiro 2019

17/03/2023 às 10:17

LEtra E - a linha pontilhada é a final, já a linha normal é a inicial

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O companheiro trocou as informações, inclusive pelo próprio gabarito da para ver que está trocado.

Como o inicial é maior, a linha pontilhada é o INICIAL, já como final teve uma resistência menor, a linha preenchida (normal) é a final

Uma forma mais clara que chegar ao gabarito é saber que a soma dos primeiros 30 cm é o Nspt inicial, e a soma dos 30 cm finais é o Nspt final.

inicial = 7 +7 = 14

final = 7 + 5 = 12

gab. E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo