A tabela a seguir mostra os valores obtidos no diagrama de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069201 Engenharia Civil
A tabela a seguir mostra os valores obtidos no diagrama de Bruckner do serviço de terraplenagem de uma estrada:
54_.png (270×185) 
Sabe-se que 80% do material de corte pode ser aproveitado para reaterro, que o empolamento do material é de 30%, e que o grau de compacidade do material de reaterro é, aproximadamente, o mesmo do observado in loco.
Desprezando-se a compensação transversal no movimento de terra, o volume de terra que deve ser transportado para um bota-fora, após a realização do movimento de terra, será de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.


Nesse contexto, devemos nos lembrar que:


- Corte é o segmento, no qual a implantação requer a escavação do terreno natural, ou seja, retirada de material para atingir a cota desejada;


- Aterro é o segmento, em que a implantação requer depósito de material para a implantação, isto é, há a necessidade de colocar material extra a fim de atingir a cota desejada;


- Bota-fora é o material excedente, isto é, o material que “sobra". Trata-se da diferença entre o volume de corte e de aterro;


- Empréstimo é o material que falta. Consiste na diferença entre o volume de aterro e de corte.


Visto isso, o Diagrama de Brückner, também conhecido como Diagrama de Massas, consiste em uma representação gráfica da distribuição dos materiais escavados/aterrados em uma rodovia. Ele consiste em um gráfico em que a abcissa é definida pelos estaqueamentos; e a ordenada pelo volume de material acumulado. Assim, o Diagrama de Brückner expõe quais são as regiões de corte e aterro, definindo a origem e o destino dos materiais escavados/aterrados. Desse modo, ele provê uma visão geral dos processos de terraplenagem.


Figura 1: Exemplo de Diagrama de Brückner.


Fonte: Unesp – Notas de aula.


No problema em questão, o volume de material acumulado na última estaca foi de 80 m³. Como o valor é positivo, trata-se de um corte. Desse volume, apenas 20% (1 – 80%) não foi reaproveitado, o que resulta em uma sobra de 20%(80 m³) = 16 m³.


Aplicando o coeficiente de empolamento de 30% no volume de sobra, encontramos o volume que deve ser transportado para um bota fora (Vtransporte):


Vtransporte = (16 m³)⋅(1 + 30%)

Vtransporte = (16 m³)⋅(1,30)

Vtransporte = 20,8 m³


Portanto, o volume de terra que deve ser transportado para um bota-fora, após a realização do movimento de terra, será de 20,8 m³. Logo, nenhuma das alternativas está correta.


Gabarito do professor: nenhuma das alternativas.

Gabarito da banca: letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu acho que é o seguinte:

As linhas apresentadas na tabela são o diagrama de Bruckner, logo, são valores acumulados. Então, a primeira coisa a se fazer é calcular os valores de corte ou aterro em cada estaca:

Estaca 0: 0

Estaca 1: 150

Estaca 2: 90

Estaca 3: -40

Estaca 4: -40

Estaca 5: -80

Para achar o volume em cada estaca, basta fazer a diferença entre as estacas consecutivas (estaca anterior menos a atual).

Assim, temos 240 m3 de corte (positivo) e 160 m3 de aterro (negativo).

A questão afirma que 80% do corte pode ser aproveitado para reaterro, portanto: 0,8 x 240 = 192m3 de corte que pode ser aproveitado no reaterro. Sabendo que o grau de compacidade é o mesmo do observado in loco, a diferença entre o que poderá ser aproveitado do corte no aterro é simplesmente 192 - 160 = 32 m3.

A questão pergunta quando vai ser transportado para o bota-fora, que é essa diferença (32) e ainda considerando o empolamento (expansão), logo:

V = 32 x 1,30 = 41,6 m3 (GABARITO C).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo