Nos quatro últimos dígitos do sistema de orçamento encontr...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmativa está errada (E).
No sistema de classificação da natureza da despesa:
- Os dois últimos dígitos (5º e 6º) correspondem ao elemento de despesa, que indica de forma detalhada o que será adquirido ou gasto (por exemplo, material de consumo, serviços, investimentos, etc.).
- O subelemento de despesa não é padronizado nacionalmente e, em geral, é utilizado facultativamente pelos entes públicos para um detalhamento adicional do elemento.
Além disso, o texto menciona conceitos que não estão diretamente relacionados à natureza da despesa, como a movimentação financeira por cota ou repasse, o que não é atribuição do elemento ou subelemento. Esses conceitos estão mais associados à execução financeira e liberação de recursos, e não à estrutura de classificação da despesa.
........... ACABA POR TRAZER A IDEIA DE MODALIDADE DE APLICAÇÃO. MAS O 5º E 6º JUNTO O 7º E O 8º DÍGITOS, TÊ A VER MESMO COM EXECUÇÃO E NÃO MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA
Errado
O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceir prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros que a Administração Pública utiliza para a consecução de seus fins.
Fonte: Estratégia
ERRADO
A afirmação está errada. Nos quatro últimos dígitos do sistema de orçamento encontram-se o elemento e o subelemento das despesas, que indicam a natureza da despesa, e não a movimentação financeira a ser executada por cota ou por repasse. A movimentação financeira é indicada por outros códigos e procedimentos específicos.
4º digito é o Modalidade de Aplicação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo