Assinale a opção que indica exemplos de bases do tipo rígida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069202 Engenharia Civil
Assinale a opção que indica exemplos de bases do tipo rígida, semirrígida ou flexível, nesta ordem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior: 

- Subleito: material de fundação do pavimento; 

- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto 

- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos; 

- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária; 

- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais; 

- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente. 

O Manual de Pavimentação do DNIT (BRASIL, 2006), em seu item 3.2, classifica os pavimentos em flexíveis, semirrígidos e rígidos. 

O pavimento flexível possui uma camada asfáltica superficial assentada sobre as camadas de base, sub-base, reforço de subleito, leito e subleito. O seu mecanismo de funcionamento fundamenta-se em todas as camadas trabalharem conjuntamente, distribuindo os esforços verticalmente em parcelas praticamente equivalentes nelas. 

Por sua vez, o pavimento rígido é aquele cujo revestimento possui elevada rigidez em relação às demais. Especificamente, o revestimento do pavimento rígido consiste em placas de concreto, fazendo com que o mesmo absorva praticamente todas as tensões oriundas do trafego. Nos pavimentos rígidos, além das placas de concreto (revestimento), há a camada de sub-base e de subleito. 

Por fim, o pavimento semirrígido é um misto de ambos, sendo caracterizado por possuir uma base cimentada por algum aglutinante dotado de propriedades cimentícias. 

Acerca dos materiais citados pelas alternativas, tem-se que: 

- O macadame cimentado trata-se de um pavimento rígido. Ele consiste em um revestimento com elevada rigidez e com pouco capacidade de deformação antes da ruptura; 

- A Norma DNIT 143/2010 – ES, intitulada “Pavimentação – Base de solo-cimento - Especificação de serviço". Tal Norma, em seu item 3.3, define a base de solo-cimento como a “camada de base obtida mediante a utilização de solo-cimento devidamente compactado e submetido a adequado processo de cura." Ela constitui um revestimento semirrígido

- A brita graduada simples (BGS) trata-se de uma mistura de agregados com diferentes granulometrias. Elas são utilizadas como base de pavimentos flexíveis, visto que possuem capacidade de se deformarem, devido à acomodação dos agregados. 

No mais, vale ressaltar que o solo-brita e o solo-cal são misturas que caracterizam pavimentos flexíveis. 

Portanto, são exemplos de bases dos tipos rígida, semirrígida e flexível: macadame cimentado, solo-cimento e brita graduada. Assim, a alternativa A está correta. 

Gabarito do professor: letra A. 

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenação Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de pavimentação. 3.ed. – Rio de Janeiro, 2006. 274p. (IPR. Publ., 719). 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2010). DNIT 143/2010-ES – Pavimentação – Base de solo-cimento - Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pavimentação base flexível é um dos tipos de pavimento rodoviário mais utilizados. O revestimento asfáltico é assentado sobre as camadas de base, sub-base e reforço de subleito, constituídas usualmente por materiais granulares. Nesse tipo de estrutura, os esforços se distribuem em parcelas aproximadamente equivalentes em todas as camadas. Também é um pavimento mais fácil para receber reparos localizados, além de recapeamentos.

Ex: Brita graduada simples, macadame hidráulico e seco, solo agregado e rachão

A pavimentação base semirrígida vem sendo implantada em situações bem específicas. É o caso das faixas exclusivas de rodagem de ônibus nas médias e grandes cidades, em função do peso dos veículos, que pode passar de 21 toneladas, no caso dos BRTs biarticulados. Nesses corredores exclusivos do transporte público há uma composição híbrida. Nos pontos de paradas dos ônibus, devido às frenagens, utiliza-se a pavimentação rígida. Já nos intervalos entre as paradas, a pavimentação utilizada é a flexível.

Trata-se de uma técnica de custo mais elevado, por isso, devem ser considerados diversos aspectos para sua aplicação, desde as etapas de produção, execução e manutenção e a vida útil do empreendimento. A pavimentação rígida é mais durável e tem custo de manutenção mais baixo, desde que bem construída. Por não aceitar reparos, necessitará de reconstrução total em caso de problemas estruturais.

Os principais materiais utilizados em pavimentos rígidos são o cimento Portland CP-I, CP-II, CP-III e CP-IV, agregados graúdos e miúdos, água, aditivos, materiais selantes de juntas, fibras de plástico ou de aço e barras de aço CA-50, CA-60 e CA-25 (DNIT, 2004).

Ex: Solo cimento

A pavimentação base rígida é um revestimento feito a partir de placas de concreto - armado ou não - apoiadas sobre uma sub-base de material granular ou de cimento. O concreto permite flexibilidade controlável, é impermeável e de fácil aplicação. Oferece grande resistência a deformações, segurança aos condutores - por ter melhor aderência e menos aquaplanagem e melhor refletividade à noite - maior resistência à abrasão e uma vida útil que pode chegar a 30 anos, com muito menos manutenção.

A desvantagem é o custo de implantação de aproximadamente três vezes o da pavimentação flexível. Porém, ao avaliar o custo-benefício e a vida útil da obra, a pavimentação rígida pode compensar.

Ex: Macadame cimentado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo