Assinale a opção que indica exemplos de bases do tipo rígida...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A pavimentação base flexível é um dos tipos de pavimento rodoviário mais utilizados. O revestimento asfáltico é assentado sobre as camadas de base, sub-base e reforço de subleito, constituídas usualmente por materiais granulares. Nesse tipo de estrutura, os esforços se distribuem em parcelas aproximadamente equivalentes em todas as camadas. Também é um pavimento mais fácil para receber reparos localizados, além de recapeamentos.
Ex: Brita graduada simples, macadame hidráulico e seco, solo agregado e rachão
A pavimentação base semirrígida vem sendo implantada em situações bem específicas. É o caso das faixas exclusivas de rodagem de ônibus nas médias e grandes cidades, em função do peso dos veículos, que pode passar de 21 toneladas, no caso dos BRTs biarticulados. Nesses corredores exclusivos do transporte público há uma composição híbrida. Nos pontos de paradas dos ônibus, devido às frenagens, utiliza-se a pavimentação rígida. Já nos intervalos entre as paradas, a pavimentação utilizada é a flexível.
Trata-se de uma técnica de custo mais elevado, por isso, devem ser considerados diversos aspectos para sua aplicação, desde as etapas de produção, execução e manutenção e a vida útil do empreendimento. A pavimentação rígida é mais durável e tem custo de manutenção mais baixo, desde que bem construída. Por não aceitar reparos, necessitará de reconstrução total em caso de problemas estruturais.
Os principais materiais utilizados em pavimentos rígidos são o cimento Portland CP-I, CP-II, CP-III e CP-IV, agregados graúdos e miúdos, água, aditivos, materiais selantes de juntas, fibras de plástico ou de aço e barras de aço CA-50, CA-60 e CA-25 (DNIT, 2004).
Ex: Solo cimento
A pavimentação base rígida é um revestimento feito a partir de placas de concreto - armado ou não - apoiadas sobre uma sub-base de material granular ou de cimento. O concreto permite flexibilidade controlável, é impermeável e de fácil aplicação. Oferece grande resistência a deformações, segurança aos condutores - por ter melhor aderência e menos aquaplanagem e melhor refletividade à noite - maior resistência à abrasão e uma vida útil que pode chegar a 30 anos, com muito menos manutenção.
A desvantagem é o custo de implantação de aproximadamente três vezes o da pavimentação flexível. Porém, ao avaliar o custo-benefício e a vida útil da obra, a pavimentação rígida pode compensar.
Ex: Macadame cimentado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo