Marque a alternativa CORRETA referente à toxicologia ocupac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico do Trabalho |
Q1050546 Segurança e Saúde no Trabalho
Marque a alternativa CORRETA referente à toxicologia ocupacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa CORRETA é a alternativa C.

Toxicologia ocupacional é o ramo da toxicologia que estuda os efeitos das substâncias químicas nos trabalhadores, envolvendo a identificação, avaliação e controle de exposições a agentes químicos presentes no ambiente de trabalho.

Para responder à questão, é necessário ter conhecimento sobre indicadores biológicos de exposição e sua interpretação no contexto ocupacional. Esses indicadores são substâncias ou seus metabólitos que podem ser medidos em fluídos biológicos como sangue ou urina, de forma a monitorar a exposição a agentes químicos.

Justificativa para a alternativa C:

A alternativa C está correta porque menciona o ácido hipúrico como um indicador de exposição ao tolueno. O ácido hipúrico é um metabólito resultante do metabolismo do tolueno no organismo, e sua presença na urina pode indicar exposição ocupacional. No entanto, a alternativa reforça que, mesmo quando em níveis acima do Indicador Biológico Máximo Permitido (IBMP), esse indicador, isoladamente, não possui significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica necessariamente uma doença ou disfunção biológica.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Menciona a anilina e o N-metilformamida, porém, a N-metilformamida não é um metabólito da anilina; este indicador é mais associado à exposição à N,N-dimetilformamida.

Alternativa B: Está incorreta porque o ácido fenil-glioxílico é realmente um metabólito do estireno, mas deve ser medido na urina, não no sangue, e a coleta deve ser feita no final da jornada de trabalho e não no início.

Alternativa D: Fala sobre xileno e ácido hipúrico, mas o ácido hipúrico não é dosado no soro; para xileno, o ácido metilhipúrico é o metabólito relevante, e deve ser medido na urina.

Alternativa E: Indica o ácido delta aminolevulínico como um indicador de exposição ao chumbo inorgânico. Embora relacionado à exposição ao chumbo, o ácido delta aminolevulínico possui significado clínico, pois sua presença está associada a alterações no metabolismo do heme, indicando possível intoxicação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar da questao ser para medico do trabalho, é possivel responder usando a NR 7 e o quadro I .

Anilina é feita pelo exame de urina e sangue. Porem, verifica-se a presença de p-aminofenol e/ou Metahemoglobina.

Estireno é feito analise pelo exame de urina.

Tolueno é feito analise pela exame de Urina e verifica-se a presença do Ác. Hipúrico. Porem,o EE - indicador biológico é capaz de indicar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico; Resposta letra c.

Xileno é feito analise atraves de urina.

Chumbo inorganico é feito analise sangue e urina. Possui interpretação SC , que além de mostrar uma exposição excessiva, o indicador biológico tem também significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, pode indicar doença, estar associado a um efeito ou uma disfunção do sistema biológico avaliado;

Em outras questoes o @revisaosst propros, para nos Engenheiros, decorar as substancias que o indicador biologico é feito atraves de material : Sangue. Ajuda muito a decorar para algumas questoes.

A) A exposição ocupacional à anilina pode ser avaliada por meio de exame de urina onde a presença de N-metilformamida em níveis acima do IBMP mostram que o indicador biológico é capaz de indicar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico.

A exposição ocupacional à anilina pode ser avaliada por meio de exame de p-amino-fenol na urina ou metahemoglobina no sangue

B) Para a avaliação de intoxicação por estireno deve-se dosar o ácido fenil-glioxilico no sangue, sendo a amostra colhida no início da última jornada da semana.

Para a avaliação de intoxicação por estireno deve-se dosar o soma dos ácidos mandélico e fenilglioxílico na urina ou Estireno na urina

D) A intoxicação por xileno deve ser verificada por meio da dosagem sérica de ácido hipúrico, colhida no fim da jornada.

Verificada por meio da dosagem de Ácido metilhipúrico na urina 

BIOMARCADORES URINÁRIOS IMPORTANTES:

- Ácido hipúrico - **Tolueno**

- Ácido metil-hipúrico - **Xileno** (XMETE)

- Ácido trans-trans mucônico ou ácido fenil-mercaptúrico- **Benzeno** 

- Ácido mandélico ou fnilglioxílico - **Estireno**

- 2,5 hexanodiona - **N-hexano**

- Metanol - **Metanol**

- ácido delta aminolevulínico (ALA-U) - **chumbo inorgânico** 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo