No projeto de Estradas é comum a aplicação do Diagrama de B...
No projeto de Estradas é comum a aplicação do Diagrama de Brückner para calcular as movimentações de terras (corte e aterro) e informar a necessidade de utilização de bota-fora (material em excesso) ou empréstimo (material em falta) ao longo das estacas. Baseado nas informações disponíveis no gráfico, o volume do empréstimo em m³ é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Há duas linhas de compensação no diagrama, o que indica que os volumes nesses trechos serão compensados. Sendo assim, só necessitamos calcular os volumes de dois trechos (Trecho I: linha que vai de 20 a 25 e Trecho II: linha que vai de 25 até o -5) => Eixo das ordenadas. No entanto, a questão pede o volume de empréstimo, assim, bastava calcular o volume de aterro do diagrama de Bruckner, já que o volume de corte e aterro estão separados por uma linha de compensação e em geral, pelas grandes distâncias de transporte, esse volume de corte não será usados para o empréstimo compensados.
O trecho um é ascendente, sendo assim, é um corte. Vcorte= (25-20)x103 (escala do gráfico) = 5 000 m3
O trecho dois é descendente, sendo assim, é um aterro. Vaterro = (25-0)x103 = 25 000 m3
Gabarito Letra B)
Resolvi essa questão dia 09/12/2019, fiquei até preocupada se não tinha explicado erroneamente, porque vi nos outros comentários muitas pessoas calculando a diferença entre corte e aterro e assim determinando o volume de empréstimo.
No entanto, vi esse comentário do Professor Alexander Cavalcanti do Estratégia para essa questão e fiquei mais tranquila quanto a minha explicação. Segue a explicação do professor:
"Os trechos em roxo (ele chamou de trechos em roxo a primeira linha de compensação e a segunda linha que coincide com o eixo no diagrama de Bruckner) são as linhas de compensação, ou seja, os volumes de corte e aterro nesse trechos se compensam. O trecho em verde (trecho I, definido por mim, explicado anteriormente) representa um corte, sendo o volume de 5.000 m3. O trecho em vermelho (trecho II, definido por mim, explicado anteriormente) representa um aterro, sendo o volume de 25.000 m3. No geral, se não especificado o contrário, volumes que estejam separados por uma linha de compensação não podem ser compensados (devido à distância de transporte). Ou seja, no caso em questão, o volume de corte de 5.000 m3 iniciais do trecho em verde não poderá ser utilizado no aterro de 25.000 m3 do trecho em vermelho. Dessa forma, todo o volume a ser aterrado será de empréstimo, enquanto o corte inicial será destinado a bota-fora.
Portanto, o volume de empréstimo será de 25.000 m3. A alternativa B é o gabarito."
Puts, confundi corte com aterro e errei !!!!
Não consegui entender.. alguém?
Volume de corte: ponto máx. - início -> 45-20=25
Volume de aterro: máx. - mín. -> 45- (-5) = 50
Volume de empréstimo = 50-25=25
Se a linha do gráfico sobe (vc está "cortando" material). Quando começa a descer vc está aterrando (necessitando de material até atingir o nível de projeto!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo