Para além dos aspectos psicossociais e de interação familiar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As alternativas A, B, D, e E não correspondem à solicitação do enunciado, nem ao pensamento dos autores Barros e Freitas (2015).
C) CORRETA. De acordo com a colocação de Barros e Freitas (2015, p. 104) “as estratégias s de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que todos da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso. Neste sentido, o fortalecimento de vínculos familiares e de redes de solidariedade, a partir da realização de grupos de apoio aos pais, pode oferecer condições para que os participantes reflitam sobre suas práticas na educação dos filhos”.
Gabarito da professora: C
Referência Bibliográfica
BARROS, Amailson Sandro de. FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: Consequências e Estratégias de Prevenção com Pais Agressores. Pensando Famílias, v. 19, nº 2, p.102-114, dez. 2015.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não entendi foi nada, pois já fui seco na alternativa A- convivência harmônica, porém o gabarito é C- um cuidado protetor.
"Com base nessas constatações, acreditamos que as estratégias de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que todos da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso. Neste sentido, o fortalecimento de vínculos familiares e de redes de solidariedade, a partir da realização de grupos de apoio aos pais, pode oferecer condições para que os participantes reflitam sobre suas práticas na educação dos filhos"
Referência: Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – A. S. Barros, M. F. Freitas
Acho que esse caberia recurso contra esse gabarito...
A QUESTÃO PEDE CONHECIMENTO NO TEMA: VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.
FOI COPIA E COLA , POR ESSA RAZÃO NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE RECURSO COMO NOSSA COLEGA INSINUOU.
As estratégias de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que TODOS da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso.
GAB. C
Eu fiquei na dúvida entre o cuidado protetor e convivência harmônica. E acabei marcando a errada! Numa questão como essa caberia recurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo