Para além dos aspectos psicossociais e de interação familiar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279224 Serviço Social
Para além dos aspectos psicossociais e de interação familiar, a violência doméstica contra crianças e adolescentes configura-se como um fenômeno social, considerada um problema de saúde pública. Embora ainda banalizada e usada como pretexto disciplinar e da boa educação, as estratégias de enfrentamento da violência se voltam para o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores. Esse apoio coloca foco na família, por meio de intervenções junto aos pais agressores, de modo que todos seus membros possam aprimorar suas potencialidades para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As alternativas A, B, D, e E não correspondem à solicitação do enunciado, nem ao pensamento dos autores Barros e Freitas (2015).

C) CORRETA. De acordo com a colocação de Barros e Freitas (2015, p. 104) “as estratégias s de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que todos da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso. Neste sentido, o fortalecimento de vínculos familiares e de redes de solidariedade, a partir da realização de grupos de apoio aos pais, pode oferecer condições para que os participantes reflitam sobre suas práticas na educação dos filhos”.

Gabarito da professora: C

Referência Bibliográfica

BARROS, Amailson Sandro de. FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: Consequências e Estratégias de Prevenção com Pais Agressores. Pensando Famílias, v. 19, nº 2, p.102-114, dez. 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não entendi foi nada, pois já fui seco na alternativa A- convivência harmônica, porém o gabarito é C- um cuidado protetor.

"Com base nessas constatações, acreditamos que as estratégias de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que todos da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso. Neste sentido, o fortalecimento de vínculos familiares e de redes de solidariedade, a partir da realização de grupos de apoio aos pais, pode oferecer condições para que os participantes reflitam sobre suas práticas na educação dos filhos"

Referência: Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes – A. S. Barros, M. F. Freitas

Acho que esse caberia recurso contra esse gabarito...

A QUESTÃO PEDE CONHECIMENTO NO TEMA: VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

FOI COPIA E COLA , POR ESSA RAZÃO NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE RECURSO COMO NOSSA COLEGA INSINUOU.

As estratégias de enfrentamento da violência devem não apenas garantir o apoio às vítimas, no sentido de reparar os danos causados pelos agressores, mas também articular-se ao apoio sociofamiliar e ao atendimento dos pais agressores, para que TODOS da família possam aprimorar suas potencialidades para um cuidado protetor e mais harmonioso.

GAB. C

Eu fiquei na dúvida entre o cuidado protetor e convivência harmônica. E acabei marcando a errada! Numa questão como essa caberia recurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo