As plantas de tratamento de águas residuais são classificada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Engenheiro Civil |
Q914558 Engenharia Civil

As plantas de tratamento de águas residuais são classificadas em níveis, em função da eficiência requerida para atender ao padrão de lançamento do corpo d’água receptor.


A planta de tratamento está localizada a montante de um lago e, entre outros objetivos, se destina principalmente à remoção dos remanescentes de nutrientes, dos patogênicos, e dos compostos não biodegradáveis. Ela trata, de forma global, a nível

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tratamento primário: é responsável por remover parte da matéria orgânica, sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes.

 

Tratamento secundário: responsável por remover matéria orgânica e sólidos em suspensão através de processos biológicos, utilizando reações bioquímicas com micro-organismos como bactérias, protozoários e fungos.

 

Tratamento terciário: responsável por remover poluentes específicos, como micronutrientes e patogênicos, e poluentes não removidos nos tratamentos anteriores.

gabarito: b) terciário. 

TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;

 TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;

 TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;

 TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos. 

A NBR 12209 apresenta quatro níveis de tratamento de esgoto:

 

00-Pré-tratamento(tratamento preliminar)

Remoção dos sólidos grosseiro, areia e matéria oleosa.

Feito por Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura

 

01- Tratamento primário= A mistura é separada da água por sedimentação, remoção de sólidos em suspensão, ou seja, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão, ainda que parcialmente. 

SS=50% podendo chegar a 80%

DBO=25%, podendo chegar a 50%.

Feito por: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem

 

02-Tratamento secundário

Etapa biologica, remoção da materia orgânica por reação bioquímica, (microorganismos aeróbicos e anaeróbicos), remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário

SS e DBO = 80 a 90%

Feito por: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico

 

03-Tratamento terciário

Etapa de remoção de nutrientes e microorganismos Desinfecção da água, remoção do nitrogênio e fosforo. Com outras palavras ocorre a Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - removendo poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos. 

@engconcurseirokairosouza (segue lá no insta: DESCONTOS EXCLUSIVOS EM MATERIAIS DOS APROVADOS)

Eu sei que está difícil continuar, mas não desista!

Sua vez está próxima!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo