O reconhecimento do Serviço Social como profissão decorre de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279229 Serviço Social
O reconhecimento do Serviço Social como profissão decorre de complexas interações entre processos institucionais e lutas sociais frente às expressões da questão social. Nesse contexto, o Estado capitalista amplia suas funções econômicas e políticas, por meio da regulação social e das políticas sociais, campo de atuação do Serviço Social. Tais políticas buscam garantir condições adequadas ao funcionamento da força de trabalho para as demandas de reprodução ampliada do capital e por meio das mesmas atividades, respondendo contraditoriamente, ainda que de modo parcial, às
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Necessidades sociais

O reconhecimento do Serviço Social como profissão e a profissionalização dos seus agentes na sociedade brasileira decorrem de complexas interações entre processos institucionais e lutas sociais frente às expressões da “questão social”, nos quais o Estado capitalista da era dos monopólios amplia suas funções econômicas e políticas e intervém nos processos de regulação social. Em tal contexto, as políticas públicas, notadamente as políticas sociais, assumem relevância e buscam garantir condições adequadas ao funcionamento da força de trabalho para as demandas de reprodução ampliada do capital; e, por meio das mesmas atividades, responder contraditoriamente, ainda que de modo parcial e insuficiente, às necessidades sociais coletivas e individuais derivadas dos processos de produção e reprodução social.

Fonte: RAICHELIS, Rachel. Serviço Social: trabalho e profissão na trama do capitalismo contemporâneo. IN ALBUQUERQUE, Valéria; RAICHELIS, Rachel; VICENTE, Damares (ORG). A nova morfologia do trabalho no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo