Conversão alimentar é o parâmetro zootécnico de maior influê...
Conversão alimentar é o parâmetro zootécnico de maior influência sobre o índice de eficiência produtiva, até mesmo por se tratar da medida de eficiência mais importante na avicultura moderna no qual o frango é um transformador de grãos (sobretudo milho e soja) em carne. Sofre grande influência do ambiente de criação.
(Embrapa, 2021.)
A Embrapa Suínos e Aves atualizou os coeficientes técnicos para frangos de corte e suínos, impactando nas estimativas do custo de produção e nos respectivos índices (ICPFrango e ICPSuíno) divulgados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS, disponível no endereço embrapa.br/suinos-e-aves/cias). A revisão visa corrigir distorções nas estimativas dos custos unitários (R$/kg vivo) e dos índices de custo (ICPs) e está descrita em uma Nota Técnica publicada na CIAS (embrapa.br/suinos-e-aves/cias/custos/nota-tecnica).
(Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/. Acesso em: julho de 2024.)
Um produtor, ao calcular a conversão alimentar de um lote de aves, verifica a sua eficiência produtiva. Sabe-se que o lote possuía 1.200 aves no momento do alojamento, teve índice de mortalidade total de 3%, consumiu 5738,52 Kg de ração e obteve peso final de 3375,60 kg. A conversão alimentar do lote e a interpretação do resultado são, respectivamente: