Na última década o implante coclear se tornou uma realidade...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067821 Medicina
Na última década o implante coclear se tornou uma realidade corriqueira em grandes centros. Podemos indicar o implante coclear em pacientes com:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: A

O implante coclear é um dispositivo médico eletrônico que pode restaurar a percepção do som em indivíduos com perda auditiva severa a profunda. Sua indicação é específica para pacientes que não têm um benefício satisfatório com o uso de aparelhos auditivos convencionais.

No contexto da questão, a alternativa A é a correta, pois descreve um cenário clássico para a indicação de implante coclear: deficiência auditiva idiopática progressiva bilateral de grau severo onde o uso do aparelho de amplificação sonora individual não oferece rendimento adequado. Nesses casos, o implante pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente, proporcionando um ganho auditivo que não seria possível de outra forma.

Alternativa B: Relata uma situação de deficiência auditiva pós-lingual profunda devido à meningite com ossificação completa da cóclea. A ossificação completa é uma contraindicação relativa ao implante coclear, pois dificulta ou impossibilita a inserção dos eletrodos necessários para o funcionamento do dispositivo.

Alternativa C: Refere-se a uma deficiência auditiva severa por otosclerose com um índice de reconhecimento de fala maior que 70% na logoaudiometria. Pacientes com essa capacidade de reconhecimento de fala frequentemente se beneficiam mais de aparelhos auditivos do que de implantes cocleares, uma vez que ainda apresentam um nível funcional de percepção auditiva.

Alternativa D: Menciona a deficiência auditiva profunda congênita associada à agenesia do VIII par craniano. A ausência desse nervo é uma contraindicação para o implante coclear, já que ele é essencial para transmitir o sinal elétrico do implante para o cérebro.

Espero que essa explicação tenha sido útil para compreender o raciocínio por trás da indicação de implantes cocleares e como cada alternativa se relaciona com as diretrizes clínicas atuais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O implante coclear é uma alternativa viável para pacientes com deficiência auditiva bilateral de grau severo e sem rendimento adequado com aparelho de amplificação sonora individual (AASI), como indicado na alternativa A. O implante coclear é um dispositivo eletrônico que substitui a função do ouvido interno. Ele é capaz de fornecer estímulos elétricos diretamente ao nervo auditivo, permitindo que pessoas com deficiência auditiva possam ouvir sons e falar com mais facilidade. Nas outras alternativas, pacientes com deficiência auditiva profunda por ossificação completa da luz coclear (B), deficiência auditiva severa por otosclerose com índice de reconhecimento de fala maior que 70% na logoaudiometria (C) e deficiência auditiva profunda congênita associada à agenesia de VIII par craniano (D) podem não ter os mesmos benefícios com o implante coclear, tornando a alternativa A a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo