Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471148 História e Geografia de Estados e Municípios
Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, era acriano nascido em Xapuri. Foi seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Morreu em dezembro de 1988 em decorrência de um assassinato
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

"Chico Mendes foi morto em 22 de dezembro de 1988, no quintal de sua casa, enquanto saía para tomar banho em um banheiro externo. O ativista foi atingido por tiros de escopeta disparados por Darci Alves, o qual cumpria ordens de seu pai, Darly Alves, grileiro de terras da região."

Veja mais sobre "Chico Mendes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/chico-mendes.htm

"Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri/Acre: 15 de dezembro de 1944 - 22 de dezembro de 1988), foi um ambientalista, sindicalista, ativista político e seringueiro. Militante da reforma agrária e da conservação do meio ambiente, além de fundador de reservas extrativistas não predatórias, Chico Mendes foi assassinado por donos de terras opositores à sua luta.

Chico Mendes nasceu no seringal Porto Rico, localizado na região de Xapuri, no Acre. Com pai seringueiro, ele acompanhou o trabalho dos seringueiros desde a infância, tornando-se profissional da área. Diferentemente de outros seringueiros, que eram analfabetos devido ao difícil acesso aos estudos na região, Mendes alfabetizou-se aos 16 anos, quando aprendeu a ler e escrever com Euclides Távora, refugiado político que morava próximo de sua casa.

Chico Mendes teve três filhos — Angela (da primeira união), Elenira e Sandino. O ambientalista deixou viúva Ilzamar Mendes, com quem ficou casado de 1983 a 1988."

Veja mais sobre "Chico Mendes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/chico-mendes.htm

GAB-B

com tiros de escopeta no peito, na porta dos fundos de sua casa, disparados por Darci Alves filho de um grileiro de terras da região.

Chico Mendes era assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa, em Xapuri, no Acre, quando saía para tomar banho, disparados por Darci Alves, o qual cumpria ordens de seu pai, Darly Alves, um grileiro de terras da região.

QUERO TOMAR AÇAI DO ACRE, DIZEM QUE É O MELHOR!

ABRAÇO DE SP!!

GAB - B

APROFUNDANDO:

DOS GRILEIROS:

São grandes proprietários que tomam posse ilegalmente de terras e falsificam documentos para provar que são donos da terra. O nome vem de uma técnica de falsificação de documentos que consiste em colocar papeis numa caixa com grilos. Com o tempo suas fezes dão aspecto de envelhecido ao documento.

com tiros de escopeta no peito, na porta dos fundos de sua casa, disparados por Darci Alves filho de um grileiro de terras da região.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo