Menino de 10 anos com febre, odinofagia discreta, halitose,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067829 Medicina
Menino de 10 anos com febre, odinofagia discreta, halitose, tosse, fadiga e disfagia, além de dispnéia leve e adenopatia cervical. Apresenta pseudomembrana acinzentada que recobre as tonsilas, os pilares amigdalianos e a úvula, de difícil destacamento, que sangra à tentativa de remoção. O diagnóstico mais provável é: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para este caso é a alternativa C - Difteria. Isso ocorre porque os sintomas descritos são característicos da doença, como a presença da pseudomembrana acinzentada que recobre as tonsilas, os pilares amigdalianos e a úvula. Além disso, a dificuldade em remover essa membrana e o sangramento que pode ocorrer durante a tentativa de remoção são indicativos da difteria. Outros sintomas, como febre, odinofagia, halitose, tosse, fadiga, dispneia leve e adenopatia cervical, também são comuns na doença. A difteria é uma doença infecciosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae e é transmitida por via respiratória ou por contato direto com objetos contaminados. Por isso, é importante que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais rápido possível para evitar complicações graves.

O principal ponto citado pela questão para direcionar à difteria (crupe bacteriano): pseudomembrana acinzentada que recobre as tonsilas, os pilares amigdalianos e a úvula, de difícil destacamento, que sangra à tentativa de remoção. A doença também pode apresentar de adenopatia cervical, edema de tecidos moles e envolvimento da laringe, levando a rouquidão e dispneia (dai o nome crupe).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo