Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa incorr...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa D está INCORRETA.
O correto seria: Comi bastantes maçãs. Dica, só trocar por muitas
Escrito por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori – Educação Corporativa
O uso do termo “bastante” no singular é tão praticado pelos falantes do português brasileiro que nem nos damos conta de quantas vezes por dia o ouvimos.Quem nunca se sentiu em uma encruzilhada, sem saber quando é correto usar “bastante” ou “bastantes”?
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular. Nesse caso a palavra deve estar ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo, como por exemplo, em “Eles comem bastante” e “Elas são bastante queridas”.
Como adjetivo, a palavra “bastante” é variável, indicando “suficiente”, devendo vir na frase logo após um substantivo com que deve concordar. Neste caso, podemos citar como exemplo “Já há bastantes quadros na sala”.
A palavra “bastante” também pode assumir a função de pronome indefinido, expressando qualidades ou quantidades indefinidas, aparecendo na frase antes de um substantivo com o qual concorda em número. Como exemplo dessa função, temos frases como: “Bastantes bancos aumentaram as taxas administrativas”, “Ela tem bastantes amigos” e “Vimos bastantes produtos no mercado”. Porém, essa função não é de uso recorrente em nossa língua.
Mas, em todos os casos o uso da palavra “muito” é admitido e, para não errar, basta prestar atenção nas variações. Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
Assim, como na alternativa "D" BASTANTE pode ser substituído por sificiente e vem seguido de substantivo no plural, trata-se de adjetivo que deve concordar com o substantivo maças, ficando no plural.
a) A mãe está meio nervosa. (CORRETO) OBS. Meio é advérbio, logo não varia.
b) É proibida a entrada. (CORRETO) OBS. Proibida concorda com A entrada.
c) Segue a foto anexa ao bilhete. (CORRETO) OBS. Anexa concorda com A FOTO, que está no feminino.
d) Comi bastanteS maçãs. (ERRADO) OBS. Bastante= Muito Bastantes= Muitos. Nesse caso irá para o plural.
a) A mãe está meio nervosa. (CORRETO - Advérbio, permanece invariável)
b) É proibida a entrada. (CORRETO - Proibida nesse caso é no feminino, pois "entrada" está precedido de artigo)
c) Segue a foto anexa ao bilhete. (CORRETO - Anexa concorda com o feminino "a foto")
d) Comi bastante maçãs. (ERRADO - o correto seria BASTANTES. Nesse caso se trata de um adjetivo e não de adverbio, tornando-se variável o termo bastante).
Letra D) Errada.
'Bastante' funcionando como pronome indefinido sendo variável e indo para o plural junto a 'maçãs'.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo