Leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q769116 Português
Leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre frase, oração, período e conjunção: Texto: “- Rapaz! Todos são poetas no Chile. É mais original que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.” I - A única frase que não pode ser considerada um período é “- Rapaz!” II - Dois períodos simples: “Todos são poetas no Chile” e “Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.” III - Dois períodos compostos: “É mais original que você continue sendo carteiro” e “Pelo menos caminha bastante e não engorda.” IV - O “e” é uma conjunção coordenativa sindética aditiva. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Todos os itens estão corretos.

O tema central desta questão envolve o entendimento dos conceitos de frase, oração, período e conjunção. Para resolvê-la, é necessário compreender as diferenças entre esses elementos da morfologia e como são aplicados em textos.

Vamos analisar cada item:

I - A única frase que não pode ser considerada um período é “- Rapaz!”.

Uma frase é qualquer conjunto de palavras que faça sentido completo, podendo ou não conter um verbo. Já um período é uma frase com verbo. Sendo assim, “- Rapaz!” é uma frase que não contém verbo, logo, não é um período. Portanto, este item está correto.

II - Dois períodos simples: “Todos são poetas no Chile” e “Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.”

Um período simples é formado por apenas uma oração, ou seja, contém um único verbo ou locução verbal. Ambas as frases mencionadas têm apenas um verbo ("são"), o que caracteriza períodos simples. Assim, este item está correto.

III - Dois períodos compostos: “É mais original que você continue sendo carteiro” e “Pelo menos caminha bastante e não engorda.”

Um período composto é formado por duas ou mais orações, ou seja, possui mais de um verbo. No primeiro exemplo, temos "é" e "continue", duas orações; no segundo exemplo, temos "caminha" e "engorda", também duas orações. Portanto, este item está correto.

IV - O “e” é uma conjunção coordenativa sindética aditiva.

O “e” é uma conjunção que liga orações ou termos semelhantes e tem função aditiva. Como ela coordena orações de forma sindética (com conjunção), este item está correto.

Portanto, todos os itens são corretos, justificando a escolha da alternativa A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Rapaz!" não é período porque não é formada por uma ou mais orações (não tem verbo).

Primeiramente vamos a algumas definições:

FRASE: A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo, ou seja, é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal. Pode apresentar um verbo ou não. 

ORAÇÃO: A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um VERBO.

PERÍODO: O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Podem ser simples (quando constituído por apenas uma oração, ou seja, um verbo) ou compostos (quando constituído por mais de uma oração, ou seja, mais de um verbo).

Analisando as alternativas temos:

- Rapaz! Todos são poetas no Chile. É mais original que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.

I - A única frase que não pode ser considerada um período é “- Rapaz!” - CORRETO, pois não há verbo

II - Dois períodos simples: “Todos são poetas no Chile” e “Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.” CORRETO. Temos duas orações constituídas por apenas um verbo cada uma. 

III - Dois períodos compostos: “É mais original que você continue sendo carteiro” e “Pelo menos caminha bastante e não engorda.” CORRETO. As locuções verbais cotam como um verbo. 

IV - O “e” é uma conjunção coordenativa sindética aditiva. CORRETO.

 

 

Muito boa a explicação da Brenda !!! Parabéns !!!

Bons estudos !!!

IV - O “e” é uma conjunção coordenativa sindética aditiva. Achei estranho o sindética.

Conjunção coordenativa aditiva. ok

Oração coordenada sindética aditiva. ok

“- Rapaz! Todos são poetas no Chile. É mais original que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.”

 

I - A única frase que não pode ser considerada um período é “- Rapaz!”. Correto. Período é frase constituída por uma ou mais orações, ou seja, deve ter pelo menos um verbo.

 

II - Dois períodos simples: “Todos são poetas no Chile” e “Todos os poetas aqui no Chile são gorduchos.”. Correto. Período simples: constituído por apenas uma oração (oração absoluta), portanto, possuem um único verbo.

 

III - Dois períodos compostos: “É mais original que você continue sendo carteiro” e “Pelo menos caminha bastante e não engorda.” Correto. Período composto: constituído por duas ou mais orações, portanto, possui dois ou mais verbos.

 

É mais original que você continue sendo carteiro (ISSO)”:

- É mais original: oração inicial assindética.

- que você continue sendo: oração subordinada substantiva (introduzida pela conjunção integrante "que").

 

“Pelo menos caminha bastante e não engorda.”

- Pelo menos caminha bastante: oração inicial assindética.

- e não engorda: oração coordenada sindética aditiva.

 

IV - O “e” é uma conjunção coordenativa sindética aditiva. Correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo