Marilda Iamamoto, pesquisadora expoente da área de Serviço S...
Marilda Iamamoto, pesquisadora expoente da área de Serviço Social, ao analisar o processo histórico de produção dos referenciais teórico-metodológicos da profissão, defende a ruptura com o empirismo e o utilitarismo, e também com práticas políticas marcadas pelo burocratismo, basismo e espontaneísmo. Colaboram para a ruptura das práticas mencionadas no enunciado:
1. a apropriação, com rigor e profundidade, das vertentes teóricas que têm marcado presença no debate profissional.
2. a articulação dos referenciais técnico-operativos aos teórico-metodológicos e ético-políticos no cotidiano do trabalho profissional.
3. a produção de pesquisas a partir das situações concretas vivenciadas profissionalmente, sob análises pautadas nos fundamentos teórico-metodológicos da profissão.
4. Aperfeiçoamento de técnicas e domínio de tecnologias para a compreensão da realidade macrossocial do Brasil contemporâneo, o que assegura a efetivação do projeto ético-político profissional.
Estão em relação de convergência com o pensamento de Iamamoto:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O item 4 está incorreto - Iamamoto entende que é necessário atribuir maior visibilidade às experiências inovadoras de trabalho na perspectiva do projeto profissional coletivamente construído, logo, zelar pelo aperfeiçoamento da qualificação teórico-metodológica e ético-política dos assistentes sociais, denunciando o aligeiramento da formação profissional decorrente da subordinação da educação superior à lógica da lucratividade ainda é um desasfio notável.
Opta-se pela alternativa "E"
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282014000400002
4. Aperfeiçoamento de técnicas e domínio de tecnologias para a compreensão da realidade macrossocial do Brasil contemporâneo, NÃO ASSEGURAM POR SI SÓ a efetivação do projeto ético-político profissional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo