No que se refere ao panorama atual do Brasil e do mundo, jul...
A guerra na Ucrânia gerou uma crise de abastecimento de gás na Europa, já que boa parte do gás natural que chega aos países europeus passa pelo país governado por Zelensky.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (23)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gás natural é o segundo recurso energético mais utilizado na Europa, apenas atrás dos produtos de combustível petrolíferos. Antes da pandemia, em 2019, o gás natural correspondia a 22,3% do consumo energético do continente, com a Rússia a fornecer quase um terço de todo o gás natural utilizado na Europa. Ao todo, a Rússia fornece 35% do gás natural utilizado na UE. Esta dependência tem vindo a aprofundar-se desde 2010, quando a União Europeia começou a acelerar a transição energética e a afastar-se da energia produzida através do carvão e viu no gás natural uma alternativa mais viável.
Os principais gasodutos que passam pela Ucrânia são:
- Gasoduto Yamal-Europa: liga a Rússia à Polónia e à Alemanha, através da Bielorrússia. Tem uma capacidade de 33 bilhões de metros cúbicos por ano.
- Gasoduto Bratstvo: liga a Rússia à Polónia, à Eslováquia, à Hungria e à Roménia. Tem uma capacidade de 140 bilhões de metros cúbicos por ano.
- Gasoduto Soyuz: liga a Rússia à Ucrânia, à Moldávia e à Roménia. Tem uma capacidade de 100 bilhões de metros cúbicos por ano.
A Ucrânia era o "canal" entre Rússia e Europa?? Porque quem produz o gás natural é a Rússia e não a Ucrânia fiquei confuso agora.
certo
C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo