Geo-helmintíases são infecções causadas por parasitos que se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835150 Enfermagem

Geo-helmintíases são infecções causadas por parasitos que se desenvolvem no trato intestinal humano e que completam seu ciclo evolutivo no solo, o qual passa a estar contaminado, assim como a água e os alimentos, com os ovos ou larvas desses helmintos. A respeito das manifestações clínicas das geo-helmintíases, julgue os itens seguintes.


I Pessoas com geo-helmintíases são frequentemente assintomáticas, porém altas cargas parasitárias e a ocorrência de poliparasitismo podem desencadear manifestações clínicas severas.

II Após o surgimento das formas adultas dos helmintos no intestino, o paciente pode apresentar desconforto abdominal, cólicas intermitentes, perda de apetite, diarreia, dores musculares e anemia de diversos graus.

III As principais manifestações clínicas da infecção por helmintos estão relacionadas à má absorção de nutrientes, à redução da capacidade de ingestão de alimentos e à obstrução das vias aéreas.

IV A migração de grandes quantidades de larvas para os pulmões pode desencadear um quadro de pneumonia verminótica.


Assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A maioria dos portadores de geo-helmintíases são assintomáticos. Altas cargas parasitárias e poliparasitismo podem desencadear manifestações clínicas. Na fase inicial, pode haver febre, suores, fraqueza, palidez, náuseas e tosse. Após o surgimento das formas adultas dos vermes no intestino, o paciente pode apresentar desconforto abdominal, cólicas intermitentes, perda de apetite, diarreia, dores musculares e anemia de diversos graus. A primeira e a segunda afirmativa estão corretas.

As principais manifestações clínicas provocadas pela infecção por helmintos estão relacionadas à má absorção de nutrientes, à redução da capacidade de ingestão de alimentos e à obstrução das vias aéreas. No entanto, a gravidade da doença está associada, principalmente, ao impacto crônico e insidioso sobre a saúde e a qualidade de vida dos infectados. Portanto a terceira afirmativa está correta.

A migração de grandes quantidades de larvas para o fígado e para os pulmões pode ocasionar desconforto na região hepática, ânsia de vômito, febre e tosse, podendo desencadear um quadro de pneumonia verminótica. A desnutrição ou associação com outras enfermidades pode agravar o quadro clínico. A quarta afirmativa também está correta.


Gabarito do Professor: Letra E



Bibliografia


Word Healt Organization. Helminth control in school age children: a guide for managers of control programmes. Geneva, 2011.

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/201...


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra E.

 

 

Complementando

 

 

De acordo com o Guia prático para operacionalização da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose.Brasília-DF.2016

 

 

 

2. Perfil epidemiológico da hanseníase, verminoses (geo-helmintíases), tracoma e esquistossomose no Brasil.

 

2.2. Verminoses (geo-helmintíases)

 

 

As geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

 

Esses helmintos estão entre os organismos mais prevalentes do planeta, infectando aproximadamente 1/6 da população mundial. São denominados geo-helmintos devido seu ciclo evolutivo ocorrer em parte no solo (que é a fonte de infecção contendo larvas ou ovos), não precisando de outro hospedeiro além do ser humano (maioria dos nematelmintos).

 

O impacto negativo da infecção por geo-helmintos produz, além da redução no desenvolvimento físico e mental, uma diversidade de quadros mórbidos que incluem diarreia, dores abdominais, inapetência, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar o paciente ao óbito.

 

A estratégia recomendada para o controle das geo-helmintíases constitui-se no tratamento quimioprofilático anual dos escolares, com a administração de um comprimido de albendazol 400mg, em dose única, sob a supervisão das equipes locais de saúde.

 

obstrução de vias aéreas como uma das principais manifestações clinicas? não seria a obstrução do intestino?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo