Observando a relação entre os fatos narrados e o título do t...
Texto V
Pense num nó
Pedro Gravatista era o maior dador de nó de gravata do Brasil. Dava nó até em colarinho de batina. Foi chamado pra engravatar o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais, quase fez dele um Tiradentes; e, pra morte federativa, só faltou o pau da forca, a reza e o padre.
O sindicalista (caboco do dentifrício inflamado, faixa negra de doutor) era o maior arrancador de incisivos a bufetes do país, famoso pelo golpe certeiro e profilaxia aplicada. Era um caboco danado, assim dos seus vinte e poucos danos, de nome Antônio Fenomenal.
Pois bem, esse fenomenalzinho pegou o dador de nó pelo nó e deu-lhe um coletivo de bufete, maior do que a Casa do Espancamento.
Sai o gravatista com o talento entre as pernas e diz:
- De hoje em vante, só nó em pingo d’água.
Vocabulário:
Odontologista: dentista
Profilaxia: limpeza
Incisivo: tipo de dente
Do dentifrício inflamado: irritadiço, irascível
QUIRINO, Jessier. Papel de bodega. Recife: Bagaço, 2013, p.107.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, que envolve interpretação de texto, é fundamental entender o uso literal e figurado da palavra "nó" no contexto dado.
No texto, "nó" é usado no sentido literal como nó de gravata, o que é facilmente compreendido pelo contexto de um gravatista, ou seja, alguém especializado em dar nós de gravata. Contudo, a questão pede que identifiquemos o sentido figurado atribuído à palavra "nó".
O sentido figurado de "nó" pode ser associado a algo complicado ou difícil de resolver, uma situação embaraçosa. O texto narra uma situação em que Pedro Gravatista passa por um apuro, sendo agredido pelo odontologista e saindo com "o talento entre as pernas". Isso sugere uma experiência negativa e complicada, um verdadeiro "nó" na vida dele.
Agora, vejamos as alternativas:
- A - consulta odontológica: Esta alternativa não faz sentido no contexto, pois "nó" não se relaciona diretamente a uma consulta.
- B - coletivo de bufete: Embora "coletivo de bufete" faça parte da narrativa, refere-se à agressão física que o gravatista sofreu, não ao sentido figurado de "nó".
- C - ocasião engraçada: Não há indicação no texto de que a situação foi engraçada para o gravatista; pelo contrário, foi embaraçosa e negativa.
- D - situação embaraçosa: Esta é a resposta correta. O "nó" figurado indica o embaraço que o personagem enfrentou.
- E - laço de forca: Embora houvesse uma menção simbólica à forca, não é este o sentido figurado usado pelo autor para "nó".
Portanto, a alternativa correta é D - situação embaraçosa, pois é o sentido figurado que se aplica ao contexto de dificuldade e constrangimento enfrentado por Pedro Gravatista.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
n entendi pq situação embaraçadora
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo