No período pré-operatório imediato de cirurgia de varizes, b...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Posição Elliot – não existe
Posição Mayo-Robson – não existe
Posição de Fowler - A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas. Indicações: Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas.
Posição de Trendelemburg – o paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para auxiliar o retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E.
Posição de Trendelemburg
Posição utilizada especialmente para observação ou cirurgia ginecológica. Consiste em colocar o indivíduo em decúbito dorsal com a bacia mais elevada do que os ombros e a cabeça.
É indicada para clientes que realizaram cirurgias da região pélvica, estado de choque, tromboflebites, casos que se deseja melhor irrigação cerebral, drenagem de secreção pulmonar, varizes e etc.
....................................................................................................
• ENFERMAGEM CIRÚRGICA • Posições cirúrgicas e os cuidados de Enfermagem.
"A posição cirúrgica é aquela em que o paciente é colocado, depois de anestesiado, para ser submetido à intervenção cirúrgica, de modo a propiciar acesso fácil ao campo operatório."
É imprescindível verificar se não há:
- Compressão dos vasos, órgãos, nervos e proeminências ósseas;
- Contato direto do paciente com partes metálicas da mesa;
- Hiperextensão dos membros;
- Fixação incorreta da mesa e do paciente.
AS POSIÇÕES:
Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.
Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.
Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.
Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.
Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.
Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneia. Ex: dreno de tórax.
Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.
Cuidados de Enfermagem no POI:
- Manusear o paciente anestesiado com movimentos firmes e lentos, pois a mudança repentina de posição pode levar à queda da PA;
- Ao se retirar o paciente da posição ginecológica, deve-se ter cuidado de descer alternadamente as pernas, Afim de se prevenir o afluxo rápido de sangue para os membros inferiores, podendo causar também a queda da PA;
- Manter a cabeça voltada para um dos lados quando o paciente permanecer em decúbito dorsal;
- Observar o posicionamento correto das infusões e drenagens.
.................................................................................................................................................................
http://nocaminhodaenfermagem.blogspot.com.br/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo