Spam e spyware são, basicamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - respectivamente, um e-mail não-solicitado e um programa espião.
Para compreender essa questão, é essencial entender o que são Spam e Spyware. Vamos esclarecer cada um desses termos:
Spam refere-se a e-mails não solicitados, geralmente enviados em massa e que podem conter publicidade, scams ou mesmo serem veículos de malwares. O objetivo do spam é atingir o maior número possível de usuários, mesmo sem o consentimento ou interesse destes.
Spyware, por outro lado, é um tipo de software malicioso (malware) que é instalado no computador do usuário sem seu conhecimento. Seu propósito é monitorar as atividades do usuário e coletar informações pessoais ou empresariais de forma ilícita. Este termo é derivado de "spy", que significa espião, e "ware", de software, indicando sua função de espionagem.
Compreendendo essas definições, fica evidente que a alternativa correta é a B, pois ela descreve corretamente o que é Spam (e-mails não-solicitados) e o que é Spyware (programa espião).
As outras alternativas estão incorretas porque misturam conceitos ou apresentam informações que não estão alinhadas com as definições padrão de Spam e Spyware. Por exemplo, Spams e Spywares não são vírus fatais, nem são softwares de reprodução de vídeo, e tampouco o Spam é um e-mail espião ou um vírus. Essa clareza nos conceitos é fundamental para garantir a segurança da informação no uso diário da internet e para a resolução de questões em concursos públicos na área de Noções de Informática.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB B
Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).
O spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Porém, o que o difere é justamente o que o torna tão atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.
Spyware: é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
b) Respectivamente, um e-mail não-solicitado e um programa espião.
SPAM - É o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).
Spyware - Programas espiões que capturam padrões de comportamento de usuários na internet e enviam essa informação a entidades externas. O principal objetivo desse tipo de Malware é o roubo de senhas. Para isso, pode ser usado:
- Keylogger, capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.
- Screenlogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo