Pacientes renais crônicos geralmente apresentam baixos nívei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835165 Enfermagem
Pacientes renais crônicos geralmente apresentam baixos níveis de eritropoietina (EPO). Assinale a opção que apresenta, respectivamente, uma causa e uma consequência dessa disfunção.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A principal função da eritropoietina é estimular a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, o que ajuda a manter os níveis adequados de oxigênio no sangue. Na doença renal crônica (DRC), a função dos rins está comprometida e pode ocorrer uma redução na produção de eritropoietina. Isso pode levar à anemia, uma condição em que há uma diminuição no número de glóbulos vermelhos e uma redução na capacidade de transporte de oxigênio pelo corpo. A hipóxia (baixa oferta de oxigênio) resultante da anemia pode causar estresse oxidativo e inflamação nos rins, que por sua vez podem agravar os danos renais.

Portanto, uma causa e uma consequência dos baixos níveis de eritropoietina (EPO) é a diminuição da massa renal e a anemia. Logo a única alternativa que traz a relação correta é a letra D.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra D.

 

 

De acordo com o Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols. - 13ª Ed.Brunner & Suddarth.2015

 

 

Anemias na doença renal

 

Na DRT, a produção de eritropoetina diminui e, em consequência, ocorre anemia profunda, produzindo fadiga, angina e dispneia.


 

A eritropoetina (EPO) estimula a produção de eritrócitos, diminuindo, assim, tanto os sintomas de anemia crônica induzida pelo tratamento, quanto a necessidade de transfusões de sangue.

 

Anemia, devido à produção diminuída de eritropoetina, reduz o tempo de sobrevida dos eritrócitos.

 

Anemia é causado por um leve encurtamento do período de vida dos eritrócitos e por deficiência de eritropoetina (necessária para a eritropoese). À medida que a função renal diminui, a eritropoetina, que é produzida pelo rim, também diminui.

 

Entretanto, como a eritropoetina também é produzida fora do rim, alguma eritropoese continua, mesmo em clientes cujos rins foram retirados. Contudo, a quantidade de eritrócitos produzidos é pequena, e o grau de eritropoese é inadequado.

 

Se o rim detectar níveis baixos de oxigênio, como ocorre quando menos eritrócitos estão disponíveis para a ligação com o oxigênio (p. ex., anemia), ou em pessoas que vivem em altas altitudes com concentrações mais baixas de oxigênio atmosférico, os níveis de eritropoetina aumentam. O aumento da eritropoetina em seguida estimula a medula a aumentar a produção de eritrócitos. Todo o processo de eritropoese tipicamente tem a duração de 5 dias.

 

 

 

A EPO ou eritropoietina é um hormônio glicoproteico secretado pelos rins, que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue. O uso desse hormônio consiste no tratamento terapêutico da anemia em pacientes com problemas renais. Em pessoas saudáveis, é utilizado para o aumento do rendimento muscular e da resistência à fadiga. Seu uso para aumentar o rendimento de atletas é considerado doping

Perda dos nefrons >>> Diminuição da massa renal >>> Diminuição da produção de eritropoetina pelos rins >>> Anemia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo