A respeito dos tipos de computadores e dos conceitos de hard...
As portas paralelas são mais adequadas para conexão de dispositivos que requerem altas taxas de transferência de dados, como, por exemplo, as impressoras
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
Para compreender a questão, é fundamental conhecer a diferença entre portas paralelas e seriais. As portas paralelas foram desenvolvidas para permitir a transferência simultânea de vários bits de dados, geralmente oito bits por vez, o que se traduz em uma taxa de transferência de dados relativamente alta se comparada com as portas seriais da época em que foram amplamente utilizadas.
As impressoras, especialmente os modelos mais antigos, requeriam essa capacidade de transferência rápida para poder imprimir documentos sem grandes atrasos. Assim, as portas paralelas eram mais adequadas para conectar esses dispositivos, justificando o uso delas em comparação com as portas seriais que transferem dados bit a bit sequencialmente.
Entender essa distinção é crucial, pois, mesmo que atualmente as portas paralelas tenham sido amplamente substituídas por interfaces mais rápidas como USB (Universal Serial Bus) e outras tecnologias como Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth, esta questão está correta no contexto histórico e técnico em que as portas paralelas eram predominantes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:CERTO
pensando em teoria sim, mas atualmente as portas seriais (usb, pcie, thunderbolt) superaram e muito as portas paralelas que normalmente sofrem com interferência em linhas de transmissão adjacentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo