O tratamento da tendinopatia do manguito rotador é realizad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675011 Fisioterapia
Uma mulher de 46 anos de idade foi diagnosticada com tendinopatia do manguito rotador (impacto subacromial) e, por conta disso, admitida para reparo artroscópico do manguito rotador esquerdo. O tratamento conservador (fisioterapia), realizado nos últimos cinco meses, não gerou resultados positivos no que tange ao alívio da dor e à melhora da função dos membros superiores (avaliado por questionários e medidas de função validadas cientificamente). Após a realização de exame, a ressonância magnética demonstrou ruptura do manguito rotador. A paciente era incapaz de realizar movimentos de flexão e de abdução do ombro acima de 90º.

Considerando esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O tratamento da tendinopatia do manguito rotador é realizado principalmente de forma conservadora. Revisões sistemáticas recentes e meta-análises demonstram evidências de que as terapias passivas, como ultrassom terapêutico, terapia por ondas de choque extracorpórea, terapia a laser de baixa potência, estimulação elétrica nervosa transcutânea e injeções de corticosteroides, são eficazes para tendinopatia do manguito rotador. Essas terapias atuam, especialmente, nas causas dos sintomas e são capazes de diminuir o estresse mecânico das patologias do tendão, maximizando a capacidade do tecido tendíneo em gerir as cargas impostas (demandas diárias no tendão).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é Errado (E).

Vamos entender o motivo. A tendinopatia do manguito rotador, incluindo o impacto subacromial, é frequentemente tratada de forma conservadora, especialmente em estágios iniciais, com a fisioterapia desempenhando um papel crucial. O objetivo do tratamento conservador é reduzir a dor e melhorar a função através de exercícios específicos que ajudam a restaurar a mobilidade e fortalecer os músculos ao redor do ombro.

No entanto, a afirmação de que terapias passivas como ultrassom, terapia por ondas de choque extracorpórea, laser de baixa potência, estimulação elétrica nervosa transcutânea e injeções de corticosteroides são efetivas a ponto de resolverem as causas subjacentes da tendinopatia é incorreta. Essas terapias podem oferecer alívio sintomático temporário, mas elas não são eficazes no tratamento das causas mecânicas do problema sozinho.

Os tratamentos passivos geralmente ajudam a aliviar a dor e podem ser parte de um programa de reabilitação mais abrangente, mas não substituem a necessidade de exercícios ativos que visam a reabilitação funcional e fortalecimento do manguito rotador.

Portanto, a alternativa está marcada como errada porque sugere erroneamente que as terapias passivas são eficazes para tratar as causas dos sintomas da tendinopatia, quando na verdade, o tratamento deve ser mais abrangente, focando na reabilitação ativa para restaurar a funcionalidade completa do ombro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As terapias não atuam nas causas e sim nos sintomas. #Estudaqueavidamuda

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo