Segundo Robbins (2005), são vieses comuns ao processo decisó...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - Emoção
Para entender por que a alternativa B é a correta, vamos primeiro revisitar os principais vieses comuns ao processo decisório segundo Robbins (2005). Esses vieses são desvios ou tendências que afetam negativamente a qualidade das decisões que tomamos. Entre os mais conhecidos, podemos destacar:
A - Confirmação: A busca por informações que confirmem nossas crenças pré-existentes, ignorando evidências contrárias.
C - Ancoragem: A tendência de fixar-se em uma informação inicial (a "âncora") e ajustar insuficientemente quando surgem novas informações.
D - Excesso de confiança: A superestimação de nossas próprias habilidades e a subestimação dos desafios ou riscos.
E - Disponibilidade: A tendência de basear julgamentos em informações que estão mais facilmente disponíveis na memória, frequentemente devido à recência ou à vividez.
Agora, voltando à alternativa B - Emoção, é importante entender que emoção em si não é considerada um viés cognitivo específico no contexto do processo decisório delineado por Robbins. Embora as emoções possam claramente influenciar nossas decisões, elas não se enquadram nos vieses específicos listados por Robbins. Os vieses mencionados são padrões identificáveis e repetitivos de desvios cognitivos.
Portanto, a alternativa B - Emoção é a correta porque não é classificada como um viés cognitivo comum no processo decisório segundo Robbins (2005).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Viés de excesso de confiança: Acreditar demasiadamente na própria capacidade.
Viés de ancoragem: Tendência de nos fixarmos em uma informação como ponto de partida.
Viés de confirmação: Uso apenas de informações que corroborem nossas escolhas anteriores.
Viés de disponibilidade: Tendência de julgarmos as coisas com base nas informações mais disponíveis para nós.
Viés da representatividade: Avaliação da chance de um acontecimento tentando ajustá-la a uma categoria pré-existente.
O autor Robbins enumera diversos erros ou falhas que podem ser prejudiciais na tomada de decisão, tais como: excesso de confiança, ancoragem, evidência confirmadora, disponibilidade, escalada de comprometimento, erro de aleatoriedade e aversão ao risco.
A questão quer a alternativa que não traga um desses erros ou vieses.
A- INCORRETA. É um viés na tomada de decisão, na qual há uma "tendência a buscar informações que corroborem escolhas anteriores e descartar as que contestem julgamentos prévios." (ROBBINS, 2010). Resumindo, aceita-se apenas aquilo que confirme o que já era previsto e não dá muita atenção aos fatos novos.
B- CORRETA. A emoção não é fator tratado como viés na tomada de decisão. A repressão a sentimentos remete ao que Robbins chama de "mito da racionalidade". Na racionalidade limitada, por exemplo, entende-se que o ser humano é incapaz de processar todas as informações sobre um determinado assunto e por isso nossas escolhas são racionais até certo ponto. É aqui que entram em cena aspectos relacionados à experiência do tomador, intuitivos e emocionais.
C- INCORRETA. Ancoragem é um viés na tomada de decisão. "Tendência de ancorar o julgamento em uma informação inicial, o que dificulta o ajuste diante de informações posteriores".
D- INCORRETA. Excesso de confiança é uma distorção da realidade e pode representar um erro na tomada de decisão. "Para minimizar o esforço e evitar dilemas, as pessoas tendem a se valer excessivamente da própria experiência, de seus impulsos, instintos e regras de ‘senso comum’ convenientes no momento."
E- INCORRETA. O viés da disponibilidade refere-se ao julgamento de questões com base em eventos e informações facilmente disponíveis, por serem esses intensos ou mesmo recentes.
Portanto, a única alternativa que NÃO traz um dos vieses da tomada de decisão, de acordo com Robbins, é a letra "b".
FONTE: Robbins, S. P. , Judge, T. A, Sobral, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
GABARITO: LETRA B
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 171-175),
Erros e vieses mais comuns na tomada de decisão
- Excesso de confiança
- Ancoragem: tendência de ancorar o julgamento em uma informação inicial, o que dificulta o ajuste diante de informações posteriores.
- Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem escolhas anteriores e descartar as que contestem julgamentos prévios.
- Viés de disponibilidade: tendência de julgar as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis.
- Escalada do comprometimento: apego a uma decisão anterior, a despeito de informações negativas.
- Erro de aleatoriedade: tendência individual de acreditar que se pode prever o resultado de eventos aleatórios.
- Aversão ao risco: tendência a preferir um ganho certo de uma quantidade moderada a um resultado mais arriscado, mesmo que este tenha uma compensação mais alta.
- Viés da compreensão tardia: tendência a achar que sabíamos antecipadamente o resultado de um evento depois de ele ter ocorrido.
FONTE: ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo