A técnica de amostragem utilizada quando a população divide-...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Redação péssima, uma vez que:
Subpopulações razoavelmente homogêneas entre si = Conglomerados
Subpopulações razoavelmente homogêneas dentro de cada uma = Estratificada
GABARITO LETRA "E"
TÉCNICAS CAUSAIS(PROBABILISTICAS): Permitem inferências.
Simples: seleção aleatória a partir de todos os indivíduos com mesma probabilidade de participação, com ou sem reposição. Ex: sorteio em urna.
Sistemática: seleção com critérios pré-definidos a partir de todos os indivíduos. Ex: de 3 em 3 pessoas de uma fila
Por Conglomerados: seleção a partir de todos os indivíduos que compõe determinado grupo aleatório. Ex: quarteirões
Estratificada: Indivíduos de determinado grupo específico(estrato) mais homogêneo que possuem alguma semelhança entre si. Ex: nível de escolaridade: fundamental, médio e superior.
FONTE: Direção Concursos, meus resumos.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
GAB: Letra E
Resuminho das técnicas de amostragem:
Amostragem aleatória simples - É o processo mais elementar. Não há critério algum para a escolha dos elementos. Todos os elementos da população possuem a MESMA probabilidade de serem incluídos na amostra.
Ex: sorteio da mega sena. Todos os números possuem mesma chance de serem retirados.
Amostragem estratificada - Consiste em dividir a população em subgrupos mais homogêneos (ESTRATOS), de tal forma que haja uma homogeneidade DENTRO dos estratos e uma heterogeneidade ENTRE os estratos.
De forma mais simplificada: TODA a população é selecionada em subgrupos (estratos), TODOS os estratos são selecionados e DENTRO de cada grupo extrai-se uma amostra.
Observe que aqui eu utilizo TODOS os grupos da população, fazendo, via de regra, uma seleção aleatória simples DENTRO de cada estrato para retirar minha amostra.
É subdividida em:
Amostragem por conglomerados - Os elementos da população são divididos em grupos distintos denominados conglomerados. Extrai-se então um amostra aleatória simples dos conglomerados. Todos os elementos contidos em casa conglomerado amostrado formam a amostra.
De forma simplificada: Separa a população em vários grupos (conglomerados) e seleciona-se ALEATORIAMENTE ALGUNS GRUPOS do total de grupos e DENTRO de cada grupo SELECIONADO analisa-se TODOS os elementos.
Observe que aqui, ao contrario da amostra estratificada, eu não utilizo todos os grupos possíveis. A seleção aleatória ocorre para escolher o GRUPO que, depois de escolhido, ai sim serão analisados TODOS os seus elementos.
Amostragem sistemática - Cria-se um intervalo de seleção (Razão); escolhe-se o 1º elemento e os demais serão escolhidos adicionando o intervalo.
Ex: mega sena (intervalo de 10). Como serão sorteados 6 números, note que faz sentido ser escolhido um intervalo de 10 em 10. Supondo que o primeiro elemento escolhido entre 1-60 foi o número 7, os demais serão: 17, 27, 37, 47 e 57.
A população deve ser ordenada de forma que os elementos sejam identificados pela posição. É considerada a técnica mais eficiente devido ao baixo custo e por ser a mais rápida.
- Amostragem Aleatória: também chamada de aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.
- Amostragem Sistemática: os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo). Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela sua posição (uma lista que englobe todos os seus elementos, uma fila de pessoas, etc.).
- Amostragem Estratificada: quando a população está dividida em estratos (pedaços), a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população.
- Amostragem por Conglomerado: consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc.).
- Amostragem por Cotas: consiste na divisão da amostra em grupos considerados relevantes para representar a população que se pretende investigar.
Sob essa ótica, a "técnica de amostragem utilizada quando a população divide-se em subpopulações razoavelmente homogêneas" é a estratificação.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo