Com relação à tuberculose e aos múltiplos aspectos a ela re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q835178 Enfermagem
Com relação à tuberculose e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde à dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina pode ser administrada em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. No caso de contato intradomiciliar de paciente com diagnóstico de hanseníase que não apresenta sinais e sintomas, independentemente de ser paucibacilar (PB) ou multibacilar (MB), o esquema de vacinação deve considerar a história vacinal do contato. Não existem evidências de que a revacinação por BCG traga benefício para o profissional de saúde no sentido de proteção contra tuberculose, além de dificultar o monitoramento das medidas de controle de infecção na interpretação de novas provas tuberculínicas.

A vacina é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). OU seja, a vacina (como todas elas) é uma ação preventiva, ela não cura a pessoa já infectada com a tuberculose.

Para a vacinação contra a tuberculose é obrigatório o uso de óculos de segurança.

O tratamento básico contra a tuberculose é de seis meses e da tuberculose meningoencefálica é de 9 meses. Portanto a alternativa D está correta.

Os profissionais de saúde – PS e os estudantes da área de saúde têm maior risco de infecção e adoecimento por tuberculose.

Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra D.

 

 

De acordo com o Manuel de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil.Brasília-DF.2011

 

 

a) Errada.

Não realizar vacinação com BCG para o PS (profissionais da saúde), independentemente do resultado da PT ( prova tuberculínica).

 

b) Errada.

Quando administrada, a vacina não protege os indivíduos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis nem evita o adoecimento por infecção endógena ou exógena, mas oferece proteção a não infectados contra as formas mais graves, tais como a meningoencefalite tuberculosa e a tuberculose miliar, na população menor de 5 anos.

 

c) Errada.

O uso dos óculos é obrigatório.

 

d) Correta.

9.2.2 Tempo de tratamento
Deve ser realizado por um período mínimo de 6 (seis) meses.

 

e) Errada.

Os profissionais de saúde – PS e os estudantes da área de saúde têm maior risco de infecção e adoecimento por TB.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo