O fortalecimento muscular não deve ser indicado no tratamen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675019 Fisioterapia
A osteoartrose é uma doença articular degenerativa e progressiva não inflamatória, que consiste na degradação da cartilagem articular e em alterações do osso subcondral.

LANE N. E., et al. OARSI-FDA initiative: defining the disease state of osteoarthritis. Osteoarthritis Cartilage, 2011, com adaptações.

 Um homem de 70 anos de idade queixa-se de dor crônica na região dos joelhos durante prática de atividades rotineiras, como caminhar até o mercado, subir e descer escadas, levantar e sentar no sofá, cujos sintomas persistentes acompanham-no há mais de um ano e cinco meses. O paciente apresenta IMC = 35 kg/m2, sem prática frequente de atividade física, e limitação da amplitude do movimento de quadril, joelho e tornozelos. Após avaliação médica, foi diagnosticado com osteoartrose bilateral de joelho.

A respeito desse caso clínico e com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O fortalecimento muscular não deve ser indicado no tratamento da osteoartrose de joelho, pois gera sobrecarga e dano articular, resultando em dor e no aumento da instabilidade articular.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

A osteoartrose, também conhecida como osteoartrite, é uma condição degenerativa das articulações caracterizada pela degradação da cartilagem articular e alterações no osso subcondral. Comumente, causa dor, rigidez e limitações de movimento, especialmente em áreas como os joelhos, que são frequentemente sobrecarregadas.

O fortalecimento muscular é uma parte fundamental do tratamento da osteoartrose de joelho. Ao contrário do que a alternativa sugere, o fortalecimento dos músculos ao redor da articulação do joelho pode ajudar a reduzir a dor e aumentar a estabilidade articular. Isso ocorre porque músculos mais fortes proporcionam melhor suporte às articulações, diminuindo o estresse diretamente sobre a cartilagem danificada.

Além disso, o fortalecimento muscular pode melhorar a função e a mobilidade, permitindo que o paciente execute atividades diárias com mais facilidade e menos dor. Portanto, a prática supervisionada e adequada de exercícios de fortalecimento é recomendada, respeitando as limitações e níveis de dor do paciente.

Portanto, a afirmação de que o fortalecimento muscular não deve ser indicado é incorreta, pois tal abordagem é altamente recomendada como parte da gestão não farmacológica da osteoartrose.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo