A palavra controle apareceu por volta de 1600, com o signifi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q544489 Direito Administrativo
A palavra controle apareceu por volta de 1600, com o significado de “cópia de uma relação de contas". Taylor, um dos principais mentores da Administração Científica, ensinava que existiam quatro princípios da administração, sendo um deles o princípio do controle, que consiste em “controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo esta sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto". Com relação à atual teoria relativa ao controle, é errado afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quem elaborou esta questão estava com ódio no coração! Dificílima esta questão! Tipo a banca pegou a ideia de Taylor, uma definição em 1600 e... fechou com conceito de Controle para Administração aplicada puramente ao setor público... eita!

Eu acertei ''de cara''...

Algum coleguinha para esmiuçar essa questão? Pleaseee!!

Controle externo

Fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas. Esse controle abarca a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Trata-se de controle político por excelência das atividades do Estado, exercido pelo Poder Legislativo, destinando-se a comprovar a probidade dos atos da administração, a regularidade dos gastos públicos e do emprego de bens, valores e dinheiros públicos e a fiel execução da lei orçamentária. No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo conta com o auxilio pelo Tribunal de Contas da União.

 

GABARITO: LETRA E

FONTE:https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/controle-externo

E)

O controle externo pode ser definido como o controle realizado por órgão estranho à administração responsável pelo ato controlado. E o caso do controle exercido por um dos poderes sobre outro. Portanto, não é controle externo o controle da administração direta sobre a indireta.

Questão nebulosa!!!!!!!!!!!!!!!! De acordo com a doutrina DOMINANTE a Administração Direta realiza controle INTERNO perante a Administração Direta, fenômeno esse inclusive denominado pelo administrativista MEIRELLES como "Controle Interno Exterior". É um controle finalístico, tutela, supervisão ministerial, não há hierarquia, MAS É SIM UM CONTROLE INTERNTO!

Acompanha esse raciocínio: Meirelles, Alexandrino e outros (doutrina dominante).

Explicado melhor pelo Professor (Auditor da Receita Federal) Eduardo Tanaka, segue o link da vídeo-aula pertinente (explicação condizente iniciada a partir dos 4 minutos):

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo