A questão da diversidade vem ganhando força nas organizações...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão pede ação concreta. Ao meu ver, a única que tem ação concreta é a B.
Gabarito Letra: D
A questão fala antes de tudo sobre diversidade, restringindo aos itens C e D.
Analisando as duas alternativas, ambas parecem estar corretas. Porém, vejo a letra D mais completa e menos restrita que a letra C.
EQUIPE PLURAL: o time que conta com pessoas diversas, que possuem diferentes perfis comportamentais, competências, experiências e formas de ver e existir no mundo. Em uma equipe plural, há espaço para a exposição de diferentes opiniões. Afinal, cada membro enxerga a realidade de um ponto de vista próprio e único, de acordo com sua formação e atuação. Em um ambiente de trabalho, as equipes plurais são capazes de tornar o ambiente mais inclusivo, agregar conhecimentos distintos e proporcionar a inovação. Isso porque são as diferenças, as divergências de opiniões e as diferentes análises sobre as situações que cada profissional faz individualmente que são capazes de construir um ambiente colaborativo, rico e diverso.
A questão da diversidade nas organizações é fundamental para fomentar ambientes de trabalho inclusivos, que acolham a pluralidade e promovam inovação e produtividade. Considerando as opções apresentadas, vejamos a análise de cada uma:
.
A) "Buscando analisar o quadro interno de servidores, a organização Y irá compreender com mais clareza quais equipes são mais ou menos destoantes quanto à pluralidade."
.
.
Essa opção indica uma ação de análise, o que pode ser útil, (mas ainda não se trata de uma ação concreta) diretamente aplicada à questão da pluralidade. É uma etapa preliminar, que leva à compreensão, mas não à implementação de ações práticas de inclusão.
.
.
B) "Visando fugir do padrão, a organização X resolveu restringir a carreira para cargos de confiança apenas para mulheres, tendo em vista competências que são específicas deste público."
.
.
Essa ação, apesar de promover maior participação de mulheres em cargos de confiança, pode ser vista como excludente e não inclusiva. (A diversidade não deve se limitar a um único grupo), e restringir cargos apenas para um gênero pode não refletir a verdadeira pluralidade.
.
C) "A organização K entende que a pluralidade está relacionada às questões de gênero, raça, idade e sexualidade de seus empregados e, como ação imediata, tem pensado estratégias de comunicação para garantir maior transparência."
.
.
Embora reconheça a pluralidade e comece a pensar em estratégias de comunicação, isso ainda é planejamento. (Focar apenas em estratégias de comunicação) não constitui, por si só, uma ação concreta aplicada diretamente à gestão de equipes diversas.
.
D) "A organização Z não só entendeu a importância de ter diversas culturas em um mesmo ambiente, como também vem possibilitando que tal pluralidade encontre novas soluções e novos formatos de atuação em suas políticas de RH, seja no ambiente físico ou na segurança psicológica para o trabalho."
.
.
Essa é a melhor resposta, pois descreve uma ação concreta: a organização Z não só valoriza a pluralidade, como cria condições para que isso se traduza em novas soluções e políticas. Além disso, promove segurança psicológica no trabalho, um aspecto fundamental para garantir que todos os colaboradores se sintam acolhidos e respeitados.
.
Conclusão:
.
A opção D é o melhor exemplo de uma ação concreta aplicada à pluralidade das equipes de trabalho, ao criar políticas ativas que valorizam e promovem a diversidade de culturas e a segurança no ambiente corporativo.
.
.
Bons estudos <°•°>.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo