Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prát...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475448 Enfermagem
Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

Durante o choro vigoroso do recém-nascido, o profissional de enfermagem deve introduzir o cateter para aspiração das narinas e, posteriormente, da faringe do bebê, a fim de evitar a aspiração do líquido amniótico e manter a permeabilidade das vias aéreas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é: E - errado.

Os cuidados com o recém-nascido são fundamentais na prática de enfermagem, especialmente para garantir a saúde e a segurança nos primeiros momentos de vida. Uma das responsabilidades do enfermeiro é assegurar a permeabilidade das vias aéreas do recém-nascido, o que é crucial para a sua boa oxigenação e para prevenir complicações respiratórias.

Na questão apresentada, sugere-se que durante o choro vigoroso do recém-nascido, o enfermeiro deve realizar a aspiração das narinas e, em seguida, da faringe. No entanto, essa prática está incorreta. A aspiração das vias aéreas superiores nos recém-nascidos não deve ser feita rotineiramente, especialmente quando o bebê está chorando vigorosamente. Um choro vigoroso indica que o recém-nascido está respirando adequadamente e que as suas vias aéreas estão permeáveis. A aspiração desnecessária pode causar desconforto e até mesmo trauma nas vias aéreas superiores do bebê.

Em situações onde há a presença de secreções excessivas ou se o recém-nascido está demonstrando dificuldade em respirar, a aspiração pode ser necessária. No entanto, essa deve ser uma decisão baseada na avaliação clínica e não um procedimento padrão durante o choro. Além disso, a aspiração deve ser feita com muito cuidado e habilidade para evitar lesões.

Portanto, a prática mencionada na questão está errada, pois não se deve aspirar automaticamente um recém-nascido que está demonstrando um choro vigoroso, já que isso é um sinal positivo de que ele está ventilando bem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Manual de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria já deixa claro que não é necessário aspirar bebês que nascem vigorosos, que o cordão não deve ser cortado imediatamente, e que o contato pele a pele é mandatório, entre outras recomendações.

estabelecer a permeabilidade das vias aéreas superiores, mas não aspirar de rotina; Só aspira de tiver excesso de secreção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo