Em: “No nosso século, os antropólogos vivem ensinando isso a...
Toda cultura é particular. Não existe, nem pode existir uma cultura universal constituída. No nosso século, os antropólogos vivem ensinando isso a quem quiser aprender.
Tal como acontece com cada indivíduo, os grupos humanos, grandes ou pequenos, vão adquirindo e renovando, construindo, organizando e reorganizando, cada um a seu modo, os conhecimentos de que necessitam.
O movimento histórico da cultura consiste numa diversificação permanente. A cultura universal - que seria a cultura da Humanidade - depende dessa diversificação, quer dizer, depende da capacidade de cada cultura afirmar sua própria identidade, desenvolvendo suas características peculiares.
No entanto, as culturas particulares só conseguem mostrar sua riqueza, sua fecundidade, na relação de umas com as outras. E essa relação sempre comporta riscos.
Em condições de uma grande desigualdade de poder material, os grupos humanos mais poderosos podem causar graves danos e destruições fatais às culturas dos grupos mais fracos. (...)
Todos tendemos a considerar nossa cultura particular mais universal do que as outras. (...) Cada um de nós tem suas próprias convicções. (...)
Tanto indivíduos como grupos têm a possibilidade de se esforçar para incorporar às suas respectivas culturas elementos de culturas alheias. (...)
Apesar dos perigos da relação com as outras culturas (descaracterização, perda da identidade, morte), a cultura de cada pessoa, ou de cada grupo humano, é frequentemente mobilizada para tentativas de auto-relativização e de autoquestionamento, em função do desafio do diálogo.
Leandro Konder. O Globo, 02/08/98.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
HIPÉRBOLE NA PALAVRA VIVEM (EXAGERO)
Vi nada de exagero ai...banca lixo
kkk pensei... então quer dizer que o cara vive exclusivamente pra ensinar ? ( hipérbole)
MUITO CONFUSA ESSA QUESTÃO. A PALAVRA"VIVEM "AO MESMO TEMPO QUE SE TRATA DE INFORMAR QUE OS ANTROPOLOGOS ESTÃO EXERCENDO SUA FUNÇAO DE ENSINAR. NO FINAL DA ORAÇÃO DIZ QUE : " A QUEM QUISER APRENDER". OU SEJA, SUBTENDE-SE AOS INTERESSADOS NA ANNTROPOLOGIA (ESTUDANTES, CURIOSOS...) UMA SUBSTITUIÇÃO DO TERMO EM METONIMIA.
ACHO QUE ESSA QUESTÃO ERA POSSIVEL RECURSO.
Hipérbole - é o recurso de expressão pelo qual se engrandece ou diminui de forma exagerada uma afirmação.
Ex.: Rios te correrão dos olhos, se chorares. (Olavo Bilac)
“No nosso século, os antropólogos vivem ensinando isso a quem quiser aprender” - Onde está o exagero?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo