Foi[1] há mais ou menos dezessete anos. Era um dia de sábado...
Foi[1] há mais ou menos dezessete anos. Era um dia de sábado. A crônica havia saído em uma edição do extinto O Poti. Eu estava ali, encerrado em um cubículo, dentro de um elevador que dava para o portão principal. Trabalhava na portaria de uma faculdade particular e – mesmo desarmado – tomava conta de todo um prédio, que ainda incluía computadores, laboratórios de todos os tipos e peças anatômicas orgânicas. Não havia expediente acadêmico aos sábados à noite; então, aproveitava para ler todos os jornais de que a faculdade possuía a assinatura e que chegavam à portaria, já que eu estava só, e os cadáveres – as peças – permaneceriam submersas em seus tanques. Mudas.
A maioria dos verbos empregados no trecho está flexionada
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ao analisar a construção dos verbos do texto, podemos identificar que estão conjugados no pretérito imperfeito do indicativo. Isso é evidenciado pelo uso das terminações como "-ava", "-ia", "-nha", "-era" nas formas verbais "havia", "trabalhava", "estava", "tomava" e "aproveitava".
Essas terminações são características marcantes do pretérito imperfeito do indicativo em português e são utilizadas para descrever ações que estavam em andamento ou eram habituais no passado. Portanto, essas formas verbais contribuem para a descrição de uma cena passada, onde o narrador relata suas atividades e o cenário ao seu redor.
Dica: Lembre-se de que o pretérito imperfeito do indicativo é indicado pelas terminações "-ava", "-ia", "-nha", "-era", que denotam ações contínuas ou habituais no passado.
O gabarito da questão é a alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual a diferença da B para a C?
Gabarito c)
Descrição
A descrição consiste em fazer um detalhamento como se fosse um retrato por escrito de um lugar ou ambiente (caso do trecho). O adjetivo é muito usado nesse tipo de produção textual. As abordagens podem ser tanto físicas quando psicológicas - que envolvem sentimentos e emoções.
Narração
Modalidade textual que tem o objetivo de contar um fato, fictício ou não, que aconteceu num determinado tempo e lugar, e que envolve personagens. Geralmente, segue uma cronologia em relação à passagem de tempo. Nesse tipo de texto, predomina o emprego do pretérito.
Gêneros textuais mais comuns: conto, fábula, romance, novela, crônica e piada.
Bons estudos! ;)
Questão pede a maioria dos verbos e o único verbo grifado é o Foi
quem é que entende?
GABARITO LETRA C) Realmente, o texto pode ter passagens predominantes de descrição, mas há passagens narrativas também para confundir o candidato, como neste trecho : ''Era um dia de sábado. A crônica havia saído em uma edição do extinto O Poti. Eu estava ali, encerrado em um cubículo, dentro de um elevador que dava para o portão principal. '' A partir desse trecho rompe-se o lapso cronológico temporal, já passa a ser mais descritivo. Questão muito inteligente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo