Tendo em vista que a tectônica global descreve o movimento d...
Falhas normais em escala continental são tipicamente encontradas em regiões onde duas placas tectônicas estão em movimento transformante.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
A questão aborda conceitos fundamentais da tectônica de placas, um dos temas centrais em Geologia. Para compreender essa questão, é necessário conhecer os tipos de movimentos entre placas tectônicas e as estruturas geológicas que eles geram.
Na tectônica de placas, as falhas são estruturas que surgem devido ao movimento das placas tectônicas. Existem três principais tipos de falhas: falhas normais, falhas reversas e falhas transformantes.
As falhas normais ocorrem em ambientes tectônicos de extensão, onde as placas tectônicas estão se afastando uma da outra. Esse tipo de falha é típico em margens divergentes, como as do rifte continental, onde a crosta terrestre está sendo estirada.
Por outro lado, as falhas transformantes, que a questão menciona, surgem em ambientes tectônicos onde as placas deslizam lateralmente uma em relação à outra. Um exemplo clássico é a Falha de San Andreas, na Califórnia. Nessas falhas, os movimentos são essencialmente horizontais, e não verticais, como no caso das falhas normais.
Portanto, a afirmação de que "falhas normais em escala continental são tipicamente encontradas em regiões onde duas placas tectônicas estão em movimento transformante" está incorreta (E), pois os ambientes transformantes não são os locais onde falhas normais predominam. Em vez disso, as falhas normais estão mais associadas a áreas de extensão tectônica.
É essencial entender a relação entre os tipos de falhas e os ambientes tectônicos associados para resolver questões como esta corretamente. A compreensão desses conceitos permite identificar corretamente as características geológicas em diferentes contextos tectônicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo