Avalie as afirmativas a seguir em relação ao Código de Ética...
I. O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código. II. O psicólogo deverá atuar no contexto escolar, comprometendo-se com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado, sendo prescindível embasar-se nas diretrizes previstas na Declaração Universal de Direitos Humanos. III. Caso a escola não permita a discussão sobre os temas transversais relacionados às questões de gênero e sexualidade, o psicólogo deve ser tecnicamente isento, não se posicionando em situações em que haja negligência ou opressão no contexto escolar. IV. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
Estão corretas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - I e IV.
A questão pede que o candidato avalie afirmativas baseadas no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Esse código orienta a prática profissional dos psicólogos, garantindo que suas ações estejam alinhadas com princípios éticos e legais, promovendo o bem-estar das pessoas e respeitando seus direitos.
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I. O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.
Essa afirmativa está correta. De acordo com o Código de Ética, o psicólogo deve sempre avaliar se as práticas da organização são compatíveis com os princípios éticos da profissão, garantindo que sua atuação não contrarie os valores fundamentais da Psicologia.
II. O psicólogo deverá atuar no contexto escolar, comprometendo-se com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado, sendo prescindível embasar-se nas diretrizes previstas na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Essa afirmativa está incorreta. Embora o psicólogo deva considerar o Projeto Político-Pedagógico, ele não pode ignorar as diretrizes da Declaração Universal de Direitos Humanos. A atuação do psicólogo deve sempre respeitar os direitos humanos, independentemente do contexto.
III. Caso a escola não permita a discussão sobre os temas transversais relacionados às questões de gênero e sexualidade, o psicólogo deve ser tecnicamente isento, não se posicionando em situações em que haja negligência ou opressão no contexto escolar.
Essa afirmativa está incorreta. O psicólogo deve sempre se posicionar contra situações de negligência ou opressão. A isenção não é uma opção quando direitos estão sendo violados. É dever do psicólogo promover um ambiente de respeito à diversidade.
IV. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
Essa afirmativa está correta. O psicólogo deve ser crítico em relação às relações de poder, entendendo como elas podem afetar suas práticas e o bem-estar das pessoas envolvidas, sempre em harmonia com os princípios éticos.
Conclusão: As afirmativas corretas são I e IV, pois ambas estão alinhadas com o que o Código de Ética estabelece para a prática psicológica. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito I e IV, alternativa B.
O erro das demais alternativas são:
II. O psicólogo deverá atuar no contexto escolar, comprometendo-se com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado, sendo IMprescindível embasar-se nas diretrizes previstas na Declaração Universal de Direitos Humanos.
III - Caso a escola não permita a discussão sobre os temas transversais relacionados às questões de gênero e sexualidade, o psicólogo deve ser tecnicamente isento, não se posicionando em situações em que haja negligência ou opressão no contexto escolar. O psi. não poderá ser conivente com tais práticas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo