A nomeação de servidor público é o ato formal pelo qual a a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171491 Direito Administrativo
A nomeação de servidor público é o ato formal pelo qual a autoridade competente designa um candidato aprovado em concurso público para ocupar um cargo público permanente na administração pública. É CORRETO afirmar que o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo será sujeito a estágio probatório pelo período de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os Estatutos de servidores públicos, de forma geral, estabeleciam que o estágio probatório teria duração de 24 meses. Neste sentido, por exemplo, o art. 20 da Lei 8.112/90:

"Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

No entanto, a Constituição da República passou a prever que a estabilidade no serviço público é adquirida após 3 anos de efetivo exercício, como se vê do art. 41, caput, da CRFB, ora transcrito:

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

Apesar de a estabilidade e o estágio probatório serem institutos distintos, o STF firmou compreensão no sentido de que deve-se aplicar o mesmo prazo para ambos, dada a inerente vinculação que os une. A propósito, confira-se:

"Embargos de declaração em agravo regimental em agravo de instrumento. 2. Vinculação entre o instituto da estabilidade, definida no art. 41 da Constituição Federal, e o do estágio probatório. 3. Aplicação de prazo comum de três anos a ambos os institutos. 4. Precedentes. 5. Embargos de declaração acolhidos com efeitos infringentes.
(AI 754802 AgR-ED, Relator(a): GILMAR MENDES, Segunda Turma, julgado em 07/06/2011, DJe-118 DIVULG 20-06-2011 PUBLIC 21-06-2011 EMENT VOL-02548-02 PP-00357 RT v. 100, n. 911, 2011, p. 462-465)

Em assim sendo, não deve prevalece o prazo de 24 meses, mas sim o de 3 anos, estabelecido na Constituição, após o advento da EC 19/98.

Do exposto, a única alternativa correta encontra-se na letra B, que indica 36 meses, correspondentes a 3 anos.


Gabarito do professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Art. 20 da Lei 8.112/90 “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 (trinta e seis meses) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo”.

O Gabarito da questão está errado

QCONCURSOS ,ultimamente tenho notado que muitas questões estão com gabarito errado. por favor vejam esses casos que acabam atrapalhando os estudos.

Aquela questão que erram você está no caminho certo

Gabarito Errado.

LETRA DA LEI 8112

Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

I - assiduidade;

II - disciplina;

III - capacidade de iniciativa;

IV - produtividade;

V- responsabilidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo