O arquivo caracteriza-se pelo conjunto organizado de docume...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171501 Arquivologia
O arquivo caracteriza-se pelo conjunto organizado de documentos produzidos ou recebidos pela instituição ao longo de suas atividades, seguindo padrões e princípios em sua execução. Afirmar que fixar a identidade do documento, relativamente a seu produto, na Arquivologia, é entendido como um de seus
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão busca a alternativa que contém a nomenclatura adequada para justificar o elo entre a identidade do documento e o produtor do documento.

a) Errada. Requisitos são exigências e não comportam a ligação entre documento e produtor.
b) Errada. Elementos não norteiam, não vinculam, são aspectos e não criam a vinculação necessária entre documento e produtor. 
c) Errada. Atributos são características e características não são suficientes para ligar o documento ao produtor, seja em que contexto for.
d) Certa. O Princípio da Proveniência, também chamado de Princípio de Respeito aos Fundos, preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ficar juntos a ela, e não devem ser misturados aos documentos de outra instituição. A fixação da identidade do documento com o seu produtor se dá justamente pelo fato de que caso se saiba a proveniência do documento, ou seja, a qual instituição ele pertence, sabe-se a sua identidade, a sua função, o motivo pelo qual ele foi criado. 
 e) Errada. Sistemas não criam a relação entre produtor e documento se a proveniência não existir previamente.

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio do respeito aos fundos.

De um modo geral, fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

Príncipio da Proveniência

Não está faltando um "r"?

 relativamente a seu produtoR

Concordo com o Guilhermo. A questão está com um erro de digitação. Faltou um R. É produtor e não produto.

A questão fica confusa considerando a palavra como produto.

Na Arquivologia, a identidade de um documento é um de seus atributos. Os atributos de um documento se referem a características ou propriedades que servem para identificar e descrever um documento dentro de um sistema de arquivos. Eles podem incluir informações como o autor, o título, a data de criação, a descrição do conteúdo, entre outros. Esses atributos são fundamentais para a gestão eficiente dos documentos e para permitir a sua recuperação rápida e precisa quando necessário.

Agora considerando que houve erro de digitação e o correto sendo "... fixar a identidade do documento, relativamente a seu produtor,...". A identidade do documento em relação ao seu produtor é um dos princípios fundamentais da Arquivologia, conhecido como princípio da proveniência ou princípio do respeito aos fundos. Este princípio estabelece que os documentos de arquivo mantêm uma relação orgânica com a entidade (pessoa física, instituição, etc.) que os produziu ou acumulou no decorrer de suas atividades.

Este princípio garante a autenticidade e a confiabilidade dos documentos, pois resguarda a relação entre os documentos e seus criadores, bem como a relação entre os documentos dentro do arquivo, que é estabelecida pela ordem original em que foram criados e mantidos.

A alternativa correta é (D): "princípios".

A alternativa correta é (D): "princípios".

Há um erro de digitação na questão. O correto deveria ser: "...fixar a identidade do documento, relativamente a seu produtor, ...".

A identidade do documento em relação ao seu produtor é um dos princípios fundamentais da Arquivologia, conhecido como princípio da proveniência ou princípio do respeito aos fundos. Este princípio estabelece que os documentos de arquivo mantêm uma relação orgânica com a entidade (pessoa física, instituição, etc.) que os produziu ou acumulou no decorrer de suas atividades.

Este princípio garante a autenticidade e a confiabilidade dos documentos, pois resguarda a relação entre os documentos e seus criadores, bem como a relação entre os documentos dentro do arquivo, que é estabelecida pela ordem original em que foram criados e mantidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo