O preparo do solo é caracterizado por um conjunto de operaçõ...
( ) O preparo primário compreende as operações de preparo que mobilizam o solo para proporcionar uma melhor condição física e química para receber as mudas e posterior crescimento destas.
( ) No preparo primário do solo são adotadas grades de disco e rolos niveladores.
( ) O preparo secundário do solo compreende as operações realizadas para uniformizar a superfície do terreno, como o destorroamento.
( ) No preparo secundário é utilizado o arado aiveca ou arado de discos, escarificador ou grades pesadas.
As afirmativas são, respectivamente,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O preparo primário
consiste naquela operação mais grosseira, realizada com arados ou grades pesadas, que visa afrouxar o solo, além de ser utilizada também para incorporação de corretivos, fertilizantes, resíduos vegetais e plantas daninhas ou para descompactação.
Na incorporação de insumos ou material vegetal, os equipamentos de discos são mais eficientes, pois os misturam melhor ao solo, porém têm a desvantagem de causar maior compactação do que o arado de aivecas ou o escarificador. O arado de aivecas é eficiente na descompactação e incorporação de resíduos vegetais; por outro lado, tem baixa eficiência na mistura de insumos e deixa o solo desprovido de cobertura morta. O arado escarificador faz a descompactação do solo, ao mesmo tempo que mantém maior taxa de cobertura morta sobre o solo; por outro lado, tem baixa eficiência no controle de plantas daninhas e na incorporação e mistura de insumos ao solo.
Na segunda etapa, preparo secundário
faz-se a operação de nivelamento da camada arada de solo, com gradagens de nivelamento do terreno.
• Preparo primário: envolve operações mais grosseiras, que geralmente atingem maiores profundidades e provocam maior mobilização do solo, comumente com inversão das camadas. Resulta em torrões de dimensões relativamente grandes e provoca enterrio ou incorporação de restos culturais.
• Preparo secundário: operações realizadas após o preparo primário para destorroamento e nivelamento da superfície do solo, facilitando a semeadura e favorecendo o desenvolvimento inicial da cultura. São empregados implementos como grade e enxada rotativa.
- O preparo primário compreende as operações de preparo que mobilizam o solo para proporcionar uma melhor condição física e química para receber as mudas e posterior crescimento destas.
- Verdadeira. O preparo primário do solo envolve operações que mobilizam o solo profundamente, melhorando suas condições físicas e químicas para o plantio.
- No preparo primário do solo são adotadas grades de disco e rolos niveladores.
- Falsa. O preparo primário geralmente utiliza arados (de aiveca ou de disco), que mobilizam o solo profundamente. Grades de disco e rolos niveladores são mais comumente usados no preparo secundário.
- O preparo secundário do solo compreende as operações realizadas para uniformizar a superfície do terreno, como o destorroamento.
- Verdadeira. O preparo secundário visa a uniformizar a superfície do solo, quebrar torrões e preparar uma cama de sementes adequada.
- No preparo secundário é utilizado o arado aiveca ou arado de discos, escarificador ou grades pesadas.
- Falsa. No preparo secundário, geralmente são usadas grades leves e rolos niveladores. Arados de aiveca, arados de discos e escarificadores são mais utilizados no preparo primário.
Com base nas análises acima, a sequência correta é:
Alternativa correta é: D (V, F, V e F)
- Preparo primário: Mobiliza o solo profundamente para melhorar condições físicas e químicas.
- Preparo secundário: Uniformiza a superfície do terreno, inclui destorroamento.
- Implementos primários: Arados de aiveca ou de discos.
- Implementos secundários: Grades leves, rolos niveladores.
Primário: maior profundidade e maior mobilização
Secundário: destorroamento e nivelamento
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo