Uma enfermeira toma conhecimento de que um paciente está aco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2736753 Enfermagem

Uma enfermeira toma conhecimento de que um paciente está acometido de uma doença transmissível, fato ocultado por ele tanto para os familiares como para a equipe de saúde. Considerando o sigilo profissional elencado como dever do profissional pelo Código de Ética da categoria, é correto afirmar que é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - Obrigatória a manutenção do sigilo, respeitando a escolha do paciente.

Vamos entender o contexto desta questão. O tema central aqui é o sigilo profissional, que é um dos pilares do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Este código determina que o enfermeiro deve respeitar o sigilo das informações obtidas no exercício de sua profissão, a menos que sejam necessárias para a proteção da vida, honra e dignidade do cliente ou em situações previstas em lei.

Alternativa B está correta porque, mesmo diante do conhecimento de uma doença transmissível, o enfermeiro deve respeitar o desejo do paciente de manter a informação em sigilo. O profissional deve atuar dentro dos parâmetros éticos de sua prática, respeitando a autonomia do paciente e mantendo o sigilo, a menos que haja uma obrigação legal clara que justifique a quebra desse sigilo.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - A afirmação de que é "permitida a cessação do sigilo no caso de doenças transmissíveis" está incorreta. A quebra do sigilo não é simplesmente permitida por ser uma doença transmissível; deve-se seguir parâmetros legais específicos ou diretrizes de saúde pública.

Alternativa C - Embora a discrição e reserva sejam atitudes recomendadas, não é uma "opção do profissional dar publicidade". Isso seria uma violação dos princípios éticos e do sigilo profissional, a menos que exista uma autorização específica prevista na lei.

Alternativa D - A crença religiosa do profissional não justifica a quebra de sigilo. As decisões sobre sigilo profissional devem ser baseadas em critérios éticos e legais, não em crenças pessoais.

Alternativa E - Sugerir a publicação para evitar que a doença acometa outros pacientes está incorreto, pois não compete ao profissional de enfermagem publicar informações sigilosas, mas sim seguir os protocolos de notificação compulsória às autoridades de saúde competentes, quando aplicável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo